Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Vimos, na aula passada, os dois diferentes tipos de transistores de junção: NPN e PNP. Vimos que esses dispositivos são formados por “sanduíches” de semicondutores dopados de formas específicas. As duas figuras a seguir ilustram os transistores bipolares do tipo NPN e PNP.
Vimos também que o transistor é um dispositivo de três terminais distintos, onde cada terminal é ligado a uma das camadas do “sanduíche” de semicondutores. São eles, o emissor, a base e o coletor.
Além disso, aprendemos a simbologia utilizada para cada um dos tipos de transistores. Veja as figuras a seguir e relembre-as:
Vale a pena relembrar que a seta indica o sentido do fluxo de corrente em cada tipo de transistor. No transistor NPN, a corrente passa pelo coletor em direção ao emissor; já no PNP, ocorre o oposto. Veremos melhor essa característica no próximo tópico.
Os dois papéis fundamentais dos transistores, em circuitos eletrônicos, foram mencionados de uma forma bem simples: as funções de amplificador e de chave. Nesta e nas próximas aulas, veremos o que devemos fazer para “configurar” um transistor de uma forma ou de outra.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados