Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
Para facilitar o entendimento dos retificadores é importante relembrar algumas características dos sinais alternados. A figura 3 ilustra as características de uma onda alternada e em seguida temos as definições dessas características.
Valor de pico: é o maior valor que a onda assume em um semi-ciclo. Logo, podemos definir outro parâmetro, o valor de pico-a-pico. Este valor é duas vezes o valor de pico, uma vez que o valor máximo da onda ocorre tanto na parte positiva, quanto na negativa.
Valor médio: É definido como o quociente entre a área e o tempo da onda. A área considerada deve ser a região entre a curva e o eixo do tempo, e normalmente, é adotada para um intervalo de tempo igual ao período da onda. As áreas obtidas acima do eixo do tempo levam um sinal positivo (+) e as áreas abaixo levam um sinal negativo (-). Estas áreas devem ser somadas algebricamente e divididas pelo período (ou intervalo de tempo que delimitou as áreas).
O valor médio, normalmente, está relacionado ao nível DC de um sinal. Isso é verdade se considerarmos o valor médio para um período completo da onda. Porém, para algumas aplicações considera-se o valor médio para apenas meio ciclo. Este caso ocorre, por exemplo, para uma onda alternada completamente simétrica ao eixo do tempo, pois as áreas acima e abaixo desse eixo são exatamente iguais, chegando a um valor médio igual a zero. Logo, podemos considerar o valor médio para meio ciclo. Adotando uma onda senoidal, temos a seguinte fórmula para o valor médio de meio ciclo:
Faremos um exemplo, para deixar essa definição mais clara.
Valor eficaz: É o valor de uma onda alternada capaz de produzir a mesma potência de onda contínua de mesmo valor. Por exemplo, uma tensão alternada com o valor eficaz de 127 V, tem a mesma eficiência no aquecimento do filamento de uma lâmpada incandescente que uma tensão de 127 V contínua. Este valor é definido com a seguinte formula para sinais senoidais:
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados