Cursos / Automação Industrial / Circuitos Eletrônicos / Aula
É importante perceber que apesar da estrutura básica da fonte de alimentação regulada, o circuito retificador pode ser considerado o bloco principal que constitui a fonte. Uma vez que é o responsável por tornar a tensão de entrada alternada em uma tensão contínua.
Para comprovar que, mesmo com o avanço nos projetos das fontes de tensão, o retificador continua sendo o bloco principal da fonte, analisaremos os componentes internos de uma fonte chaveada ATX utilizada em computadores. Esta fonte chaveada é apresentada na figura 2.
Nesta figura, nós conseguimos identificar, basicamente, os mesmos componentes eletrônicos presentes na fonte linear, como por exemplo, o retificador identificado pela letra A, os capacitores de filtragem identificados pelas letras B e E (filtros na entrada e saída, respectivamente), e o transformador identificado pela letra C. Porém, por se tratar de uma fonte chaveada, existem outros componentes essenciais para o perfeito funcionamento desta fonte. Dentre eles, podemos identificar entre B e C o dissipador térmico dos transistores chaveados de alta tensão; entre C e D o dissipador térmico dos retificadores de alta corrente e baixa tensão; e, por fim, identificado pela letra D, os indutores de filtros de saída.
Você não precisa se preocupar em aprender como uma fonte chaveada funciona, pois além de você ainda não conhecer as fontes chaveadas (assunto das próximas disciplinas), esse não é foco principal dessa aula. Porém, é sempre bom um pouco mais de conhecimento =D.
Voltando ao assunto principal dessa aula, e relembrando que a tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então, é necessário retificá-la e isto é feito através dos circuitos retificadores, que convertem corrente alternada em corrente contínua. Existem retificadores monofásicos para uso em aparelhos eletrônicos de um modo geral e retificadores polifásicos para uso em circuitos industriais de alta potência.
A primeira aplicação que vamos estudar está nos chamados circuitos retificadores. Esse tipo de circuito está presente em diversos dispositivos eletrônicos e o principal deles acabamos de conhecer, as fontes de alimentação. Porém, antes de estudar os circuitos retificadores vamos relembrar alguns conceitos básicos.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados