Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Dentre os efeitos causados pela passagem da corrente elétrica por um corpo, dispositivo ou condutor, podemos destacar: o térmico, o magnético, o luminoso e o fisiológico.
O efeito térmico, também conhecido como efeito Joule – em homenagem ao físico britânico James Prescott Joule (1818-1889), que estudou o fenômeno em 1840 – é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos de um condutor ou de um dispositivo elétrico, levando-os a apresentar um aquecimento. Quanto maior forem os impactos ou as vibrações causadas por esse movimento, maior será o aquecimento.
James Prescott Joule foi um físico britânico que estudou os fenômenos de transformação e conservação da energia. Descobriu a relação entre o fluxo de corrente através de uma resistência elétrica e o calor dissipado pela mesma, relação posteriormente denominada de Efeito Joule ou de Lei de Joule. Para saber mais informações sobre ele e suas contribuições para a ciência, acesse o link: <http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Prescott_Joule>.
Esse efeito pode ser constatado no projeto do chuveiro elétrico, que nada mais é do que uma resistência, fabricada com material especial, submetida a uma tensão elétrica. A passagem da corrente elétrica pela resistência provoca o efeito térmico desejado, aquecendo a água.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados