Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula

arrow_back Aula 08 - Dispositivos Passivos em Circuitos Elétricos

Resistores, Capacitores e Indutores

Até o momento, vimos apenas dois tipos de bipolos em circuitos elétricos: o resistor e a fonte de tensão. No entanto, quando trabalhamos com tensões ou correntes que variam no tempo, em particular com tensões e correntes alternadas, dois dispositivos eletrônicos ganham especial atenção: o capacitor e o indutor. Enquanto o resistor sempre se opõe à passagem da corrente, o indutor é um dispositivo elétrico que se opõe apenas às variações bruscas de corrente; já o capacitor é um dispositivo que se opõe apenas às variações bruscas de tensão como também serve como elemento de armazenamento de carga.

Que o resistor se opõe à passagem da corrente, isso é simples de entender, basta dar uma olhada num circuito com uma fonte de tensão U e um resistor R e lembrar-se da Lei de Ohm. Se U = RI é uma constante e se a tensão U for mantida constante e igual a certo valor (10 V, por exemplo), quanto maior for o valor do resistor R, menor será a corrente sobre ele. Se R for igual a 10 Ω, a corrente será de 1 A. Se R for de 1.000 Ω, a corrente será 100 vezes menor. Fica claro, então, que o resistor se opõe à passagem de corrente, não é mesmo?

Mas e quanto a essa história de que o indutor e o capacitor se opõem às variações bruscas (o primeiro da corrente e o segundo da tensão)? Logo, logo voltaremos a explicar tudo isso.

Antes, quero fazer uma pequena reflexão sobre a importância da passagem da corrente elétrica através de um condutor elétrico, já que ela pode provocar diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor, do dispositivo de circuito ou até mesmo de corpos vivos e da intensidade da corrente.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados