Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Uma vez que os sinais medidos serão apresentados na tela do osciloscópio, precisamos conhecer um pouco mais sobre ela. A Figura 6 apresenta a tela do osciloscópio para uma onda quadrada, obtida por meio do canal 1.
Agora, vamos analisar as principais áreas que fazem parte da tela do nosso modelo de osciloscópio. São elas: a linha de status, a área de exibição, a área de informações e a linha de menus. Logo, a parte superior, chamada de linha de status, apresenta informações sobre a configuração vertical de cada canal, a configuração horizontal e a configuração de disparo (ou TRIGGER). Dessa forma, as duas primeiras serão fundamentais para o cálculo de amplitude, frequência e período de um dado sinal. Já a configuração de disparo pouco será explorada no nosso curso, exceto em raros momentos.
Assim, localizada na parte central da tela, a área de exibição apresenta gráficos dos sinais medidos (neste caso, uma onda quadrada), identificadores de canal (note o 1 ao lado do gráfico), indicadores de disparo (T) e o nível de terra ou referência (ver Figura 6). É importante ressaltar que as informações de cada canal aparecem em cores diferentes, sendo o amarelo destinado ao canal 1 e o verde para o canal 2.
No lado direito da tela, temos a área de informações que, normalmente, apresenta resultados de medições automáticas (frequência, período, amplitude máxima do sinal, por exemplo), forma/velocidade de aquisição e detalhes sobre os canais analógicos.
Por fim, mas não menos importante, temos a linha de menus, que se localiza na parte inferior da tela. Logo, é interessante ressaltar que cada item de um menu pode ser acessado por meio das teclas [Softkeys] do painel frontal (ver Figura 7). Caso se deseje sair do menu atual, a tecla [Back] deve ser pressionada.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados