Conhecendo a Tela do Osciloscópio

Uma vez que os sinais medidos serão apresentados na tela do osciloscópio, precisamos conhecer um pouco mais sobre ela. A Figura 6 apresenta a tela do osciloscópio para uma onda quadrada, obtida por meio do canal 1.

 Sinal medido após o ajuste das escalas do osciloscópio.

Agora, vamos analisar as principais áreas que fazem parte da tela do nosso modelo de osciloscópio. São elas: a linha de status, a área de exibição, a área de informações e a linha de menus. Logo, a parte superior, chamada de linha de status, apresenta informações sobre a configuração vertical de cada canal, a configuração horizontal e a configuração de disparo (ou TRIGGER). Dessa forma, as duas primeiras serão fundamentais para o cálculo de amplitude, frequência e período de um dado sinal. Já a configuração de disparo pouco será explorada no nosso curso, exceto em raros momentos.

Assim, localizada na parte central da tela, a área de exibição apresenta gráficos dos sinais medidos (neste caso, uma onda quadrada), identificadores de canal (note o 1 ao lado do gráfico), indicadores de disparo (T) e o nível de terra ou referência (ver Figura 6). É importante ressaltar que as informações de cada canal aparecem em cores diferentes, sendo o amarelo destinado ao canal 1 e o verde para o canal 2.

No lado direito da tela, temos a área de informações que, normalmente, apresenta resultados de medições automáticas (frequência, período, amplitude máxima do sinal, por exemplo), forma/velocidade de aquisição e detalhes sobre os canais analógicos.

Por fim, mas não menos importante, temos a linha de menus, que se localiza na parte inferior da tela. Logo, é interessante ressaltar que cada item de um menu pode ser acessado por meio das teclas [Softkeys] do painel frontal (ver Figura 7). Caso se deseje sair do menu atual, a tecla [Back] deve ser pressionada.

Painel frontal do osciloscópio com destaque para as teclas <span class='italico'>Softkeys</span>.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados