Cursos / Automação Industrial / Conceitos de Eletricidade / Aula
Suponha agora que alguém deseja analisar apenas a componente AC de x(t), como podemos utilizar o osciloscópio nessa tarefa? A resposta está diretamente ligada ao modo de acoplamento atual. A partir de uma nova configuração (acoplamento AC), podemos excluir a componente DC do sinal e visualizar somente a componente AC. A Figura 20 apresenta o mesmo sinal da Figura 19, obtido através do acoplamento AC. Note a presença do símbolo AC na área de informações, indicando o novo tipo de acoplamento.
Ok, vamos refletir um pouco sobre os resultados obtidos (Figuras 19 e 20). Existe algo de errado com o nosso novo sinal? Parece que sim. O sinal x(t), que inicialmente era DC, facilmente se tornou AC com a mudança no acoplamento. Como isso é possível? Fácil de explicar. O osciloscópio bloqueou a componente DC do sinal, apresentando na tela somente a componente AC, o que nos passa uma falsa impressão de mudança no tipo do sinal original.
Antes de classificar um sinal em DC ou AC, é necessário checar qual modo de operação está ativo. Por padrão, o nosso osciloscópio DSO-X 2012 da Agilent inicia com o acoplamento CC ativo. Em 90% dos casos, o acoplamento CC será o escolhido, uma vez que desejamos observar o sinal completo. Entretanto, caso seja necessário, podemos alternar para o acoplamento AC a qualquer momento da operação.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados