Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
A operação NOR é a uma operação inversa à operação OR, pois na operação NOR, a saída é inversa à da porta OR, ou seja, quando a saída OR é “1”, a NOR será “0”, e quando a OR for “0”, a saída da NOR será “1”.
Verifique a tabela verdade da Figura 5(c). A letra “N” em NOR significa NOT (literalmente “não”, que representa o circuito inversor que vimos na última aula) e essa porta nada mais é do que uma porta OR com um inversor acoplado. Por isso, sua saída é o oposto da porta OR. Seu símbolo é o mesmo do OR, mas com um círculo (“o”) em sua saída, para dizer que o valor da sua saída é invertido.
Você pode construir uma porta NOR conectando uma porta OR a um inversor, conforme mostra a Figura 5. Preste atenção como a saída da NOR é a inversão da OR e é representada por um traço em cima que representa o que chamamos “barrado” (Figura 5(a)).
O circuito integrado com portas NOR mais conhecido é o 7402, que tem sua pinagem mostrada na Figura 6. Preste atenção, pois a localização das entradas e saídas deste circuito integrado é diferente dos demais circuitos que vimos na última aula. Claro que existem vários outros circuitos integrados que possuem portas NOR com mais entradas. Por exemplo, o 7427 possui três portas NOR com três entradas cada.
Observando novamente a Figura 6, você vê que o pino 14 representa o Vcc, onde colocamos uma tensão de 5 Volts para ligar o circuito e que temos que aterrar no pino 7, chamado de GND (Ground), que é o pino terra.
Quando você tiver contato com esses componentes da eletrônica digital, verá como ligamos as pinagens do circuito e entenderá melhor o porquê de numerarmos as “pernas” do circuito integrado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados