Loading [MathJax]/jax/output/HTML-CSS/jax.js

Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 03 - Descrevendo circuitos lógicos

Descrevendo circuitos lógicos algebricamente

Qualquer circuito lógico pode ser escrito com as três portas lógicas que estudamos na última aula: OR, AND e NOT. Vamos analisar a Figura 1. Nós temos três entradas, A, B e C, e uma saída, X.

Figura 01 - Circuitos lógicos e suas expressões booleanas
Circuitos lógicos e suas expressões booleanas
Fonte: Tocci e Widmer (2007).

Utilizando as expressões booleanas de cada porta, podemos determinar facilmente a expressão lógica de saída. A expressão da porta de saída da primeira porta AND é escrita como A .B. Essa saída está conectada a uma porta OR, cuja entrada é a C .A porta OR opera sobre as suas entradas de modo que a sua saída é uma soma lógica das entradas.

Assim, podemos expressar a saída da porta OR como X=A .B+C ou X=C+A .B.

Geralmente, a expressão AND é realizada primeiro, a não ser que tenhamos parênteses na expressão, o que determina que sempre esta seja realizada primeiro.

A Figura 2 exemplifica outra expressão. Primeiro, temos uma porta OR, na qual a saída será A+B (também representada por: A OR B), a qual se conecta a uma porta AND, que realiza a expressão X=(A+B) .C que pode ser representada também como (A OR B) AND C.

Figura 02 - Circuitos lógicos e suas expressões booleanas
Circuitos lógicos e suas expressões booleanas
Fonte: Tocci e Widmer (2007).
play_circle_filled
Vídeo 02 - Obtendo Expressões Lógicas

Precedência de Operadores

Você deve ter percebido que estamos utilizando constantemente os parênteres para expressar quem devemos resolver primeiro nas expressões booleanas. Por exemplo, quando temos X=(A+B) .C sabemos que devemos resolver primeiramente o “(A+B)” e depois fazer o AND com C. Entretanto, a quantidade de parênteses pode ser tão grande que dificulte o entendimento da expressão. Para evitar o uso excessivo de parânteses, basta saber qual operação booleana deve ser resolvida primeiro, em segundo, em terceiro, etc. A isto damos o nome de precedência de Operadores.

Visualize na Tabela 1 qual a ordem de precedência dos operadores lógicos que já estudamos até agora, ou seja, NOT, AND e OR. Perceba que o operador NOT tem maior precedência que os demais, ou seja, ele deve ser resolvido primeiro. Em seguida temos o AND, que deve ser resolvido logo após o NOT. Por último está a porta OR. Sabendo destas prioridades, podemos reescrever as expressões de forma mais clara.

Prioridade Operador Operação
NOT NÃO lógico
AND E lógico
OR OU lógico
Tabela 1 - Prioridades dos Operadores lógicos

Veja o exemplo X=(ABC)+(DCA)+(AB). Perceba que devemos resolver primeiramente (ABC), (DCA) e (AB) para então realizar a operação de OR entre eles. Sabendo que AND tem maior prioridade (ou precedência), podemos reescrevê-la como X=ABC+DCA+AB.

Outro exemplo: X=(¯A+B).C+(DC). Podemos reescrever esta expressão como X=¯A+B.C+DC. Perceba também que na expressão, no termo ¯A+B, a expressão dentro do NOT (A+B) deve ser resolvida até se achar um termo único (unário), que é quando uma operação do tipo NOT poderá ser aplicada.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados