Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula

arrow_back Aula 14 - Famílias Lógicas e Dispositivos de Memória

Principais Características dos Dispositivos TTL

Características Típicas das Séries TTL

Atraso de propagação (valores fornecidos em ns)

Atraso de propagação é o tempo de resposta da porta numa mudança de um nível de saída para outro provocado por diferentes condições em suas entradas. Em outras palavras, é o tempo de pior caso, na mudança de um nível lógico de 0 para 1 ($t_{plh}$ - denominação dada para o tempo que o dispositivo leva para mudar sua saída de nível lógico 0 para nível lógico 1) ou na mudança de um nível lógico 1 para nível lógico 0 ($t_{phl}$ - denominação dada para o tempo que o dispositivo leva para mudar sua saída de nível lógico 1 para nível lógico 0). Como se considera o maior tempo, diz-se que é o tempo de pior caso. Observe na tabela que os dispositivos mais rápidos são os das subfamílias ou séries 74S e 74F.

Dissipação de potência (valores fornecidos em mW)

Quanto menor o consumo de potência de uma porta, melhor. Veja que uma porta da família 74 original dissipa muito mais energia que uma porta da série 74LS. E a 74S? O atraso de propagação da 74S é muito menor que o atraso da 74 original e 75LS, mas ela dissipa muito mais energia.

Taxa de clock máxima (valores fornecidos em MHz)

Você está lembrado que os flip-flops possuem uma entrada de clock, não? Caso não esteja lembrado, revise a aula do módulo de projetos de circuitos sequenciais. Pois bem, estes valores da tabela indicam a máxima velocidade de clock que pode ser aplicada a eles. Pelos valores apresentados dá para se ver que a série TTL que trabalha com maiores velocidades é a 74AS. Qual a série que responde com a pior taxa de clock (dica: observe a Tabela 1)? Era de se esperar, não? Afinal, ela foi a pioneira.

Fan-out (para a mesma série)

Bem, o termo fan-out designa a quantidade de entradas de diferentes dispositivos que uma saída de um dispositivo pode acionar. Compreendeu?

A Figura 1 é bem esclarecedora. O fan-out de um dispositivo é calculado pelo somatório das correntes que ele pode fornecer ou que ele pode absorver. A situação de pior caso determinará o seu fan-out, ou seja, sua capacidade de acionamento de cargas. Essa história de fornecer ou absorver corrente, trataremos mais adiante. Veja que a série TTL com maior fan-out é a 74AS. Qual a de menor? Era também de se esperar, não?

Conexão de saída de um dispositivo NAND para diferentes entradas de outras NAND

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados