Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Durante a operação normal nenhum dado novo poderá ser escrito na ROM, sendo, no entanto, permitida a leitura de dados que estiverem armazenados.
A ROM é usada para guardar dados que não vão mudar durante o processo de operação do sistema. Uma vez que uma ROM é não volátil, seus dados não são perdidos mesmo se retirada a alimentação do dispositivo de memória.
Os sinais característicos de um CI de memória ROM, 16 x 8 bits é mostrado na Figura 5. Entenda que as informações presentes nessa memória foram gravadas pelo fabricante do chip.
Na Figura 5 estão presentes 4 linhas de endereços, 8 linhas de saída de dados, 1 linha de seleção do CI e 1 de leitura de dados.
O valor binário $A_{3}A_{2}A_{1}A_{0}$ determina em que posição de memória poderá ser feita uma leitura da informação gravada na ROM.
Os tipos de ROM atualmente disponíveis no mercado são: a MROM - ROM programada por máscara; a PROM - ROM a fusível, programável pelo usuário; a EPROM - ROM reprogramável; a EEPROM - ROM reprogramável eletricamente.
Estas ROM diferem essencialmente no modo de programação e na possibilidade de apagamento e de reprogramação.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados