Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Características das MROM
A MROM tem suas posições de memória escritas pelo fabricante de acordo com as especificações fornecidas pelo cliente. Um negativo fotográfico, denominado máscara, é usado para especificar as conexões elétricas do chip. Em razão de tais máscaras serem caras, este tipo de memória só será viável sob o ponto de vista econômico, se for produzido um número muito grande de ROM com a mesma máscara.
Este tipo de memória é designado simplesmente por ROM. Isso, no entanto, pode trazer alguma confusão, uma vez que a terminologia ROM serve para referenciar uma categoria bem mais abrangente de memórias não voláteis.
A Figura 6 mostra parte da estrutura de uma MROM bipolar, que consiste de 4 células de memória arranjadas em uma linha.
Perceba que conectado a cada elemento Q (como $Q_{3}$, por exemplo) existe um quadrado que permite uma conexão física. Se houver conexão (um fio), a saída $D_{3}$ será 1. Caso esta conexão não exista, a saída é 0. Veja que para $Q_{2}$ não existe conexão, logo $D_{2}$ é 0.
Características das PROM
Este tipo de memória, embora programável pelo usuário, de acordo com suas necessidades, uma vez programada não pode ser apagada e reprogramada.
A estrutura da PROM a fusível é muito similar à da MROM à medida que certas conexões são deixadas intactas ou são abertas de forma a programar as células como 1 ou 0, respectivamente.
A diferença está no fato de que na MROM essas conexões são feitas diretamente das linhas de habilitação para as bases dos transistores, enquanto que, numa PROM essas conexões são feitas através de um fusível que vem intacto de fábrica. Na Figura 7 é mostrada uma linha de células de uma memória PROM na qual você pode ver a presença dos fusíveis nas conexões de base dos transistores.
O usuário deve queimar seletivamente cada um dos fusíveis para produzir determinado conjunto de dados na memória. Esta programação é realizada com a aplicação de uma tensão ao dispositivo, de forma a produzir um fluxo de corrente capaz de queimar o fusível desejado. Uma vez queimado um fusível, ele não poderá ser recomposto.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados