Cursos / Automação Industrial / Sistemas Digitais / Aula
Para começar, você deve saber que não existe uma definição direta e única para sistemas embarcados. Vamos ver algumas definições para ajudar a compreender a abrangência desses sistemas no nosso cotidiano:
Todas essas definições tentam descrever da forma mais ampla o que são sistemas embarcados, embora algumas dessas definições não consigam ser abrangentes o suficiente para os sistemas embarcados atuais.
No nosso cotidiano temos diversos exemplos de sistemas embarcados, como vemos na Figura 1. Podemos encontrar sistemas embarcados em TV digitais, automóveis, aviões, caixas eletrônicos de banco, tablets, celulares e smartphones, além de diversos eletrodomésticos, como microondas, máquinas de lavar, geladeiras, etc. Os exemplos são muitos e não conseguiríamos listar todos aqui, mas vamos tentar encontrar uma definição que consiga definir toda essa gama de sistemas.
Sistema embarcado é todo sistema onde algum tipo de informação é processada e este possui características distintas dos sistemas computacionais convencionais, principalmente em relação a restrições mais rígidas e requisitos específicos.
Por exemplo, em uma geladeira moderna, podemos colocar um refrigerante no congelador e programá-la para deixar a bebida pronta em um determinado tempo. Os telefones celulares são outro exemplo. No início, esses aparelhos possuíam somente as funções de um telefone comum. Atualmente, além de telefones, eles também apresentam funções como câmera fotográfica, acesso à internet, telas sensíveis ao toque, tocador de música e muitas outras funções “inteligentes”, o que os tornam “smartphones”.
Segundo uma pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation) em 2011, 19% de todos os sistemas eletrônicos vendidos hoje no mundo são sistemas embarcados, e esse número deverá crescer para 33% até 2015. Eles são, atualmente, responsáveis por uma receita anual de 1 trilhão de dólares, número que deverá dobrar no período de 4 anos, quando, então, serão responsáveis pelo consumo de 14,5 bilhões de processadores por ano, que representará mais de 2 para cada habitante do mundo.
Segundo o Rodolfo Pellizoni, Professor Doutor da Universidade de Waterloo - Canadá, mais de 99% dos processadores produzidos na atualidade são vendidos para aplicações de sistemas embarcados.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados