Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula
Dada uma matriz A de segunda ordem:
Definimos seu determinante det(A) como a diferença entre o produto dos termos de sua diagonal principal pelo produto dos termos de sua diagonal secundária:
Por exemplo,
Em alguns casos, por simplicidade, denotamos o cálculo do determinante somente escrevendo a matriz entre duas barras verticais. Ou seja, no exemplo anterior, ao invés de escrever det([37−12]), escreveríamos |37−12| para indicar que estamos calculando o determinante da matriz em questão.
No caso de uma matriz de terceira ordem, utilizamos a Regra de Sarrus (lê-se sarrí) para calcular o determinante:
Para evitar termos que memorizar esse cálculo, descreveremos essa regra de uma maneira alternativa. Dada a matriz A anterior, inicialmente repetiremos as duas primeiras colunas de A, após sua terceira coluna, para obter uma matriz A′ com 3 linhas e 5 colunas:
Em seguida, fazemos como se fossem 3 matrizes 3×3: A′ com as 3 primeiras colunas, A′2com as colunas de 2 a 4 e A′3 com as colunas 3 a 5. Calculamos então s1, a soma dos produtos dos elementos de cada diagonal principal (que atravessa a matriz do canto superior esquerdo para o canto inferior direito) e s2, a soma dos produtos dos elementos de cada diagonal secundária (que atravessa a matriz do canto superior direito para o canto inferior esquerdo), conforme ilustrado a seguir:
O determinante de A, det(A), será dado pela diferença entre s1 e s2:
Dada a matriz de terceira ordem, qual seu determinante?
Solução
Pela regra de Sarrus, inicialmente formamos uma nova matriz A′(3×5):
Então, calculamos a soma dos produtos s1, do canto superior esquerdo para o canto inferior direito:
e a soma dos produtos s2, do canto superior direito para o canto inferior esquerdo:
Portanto,
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados