Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Atribuição-SemDerivações-SemDerivados
CC BY-NC-ND
Cursos / Automação Industrial / Matemática Aplicada / Aula
Somatórios e produtórios são operadores matemáticos que nos permitem representar, respectivamente, somas e produtos de vários elementos. O somatório é representado pela letra grega sigma (∑):
Onde vemos que o índice i de xi irá tomar os valores de m a n dentro do somatório. Se quiséssemos somar, por exemplo, os 8 primeiros números, faríamos:
Já o produtório é representado pela letra grega pi (π):
Onde vemos que o índice i de xi irá tomar os valores de m a n dentro do produtório. Então, se quiséssemos multiplicar os 5 primeiros números, faríamos:
Você já ouviu falar em determinante de uma matriz? Determinantes são definidos para matrizes quadradas. O determinante de uma matriz quadrada é um número associado aos elementos dessa matriz. Nesta aula, você verá que o cálculo do determinante é importante para definirmos se uma matriz tem inversa. Determinantes também podem ser usados no cálculo da área de um paralelogramo e do volume de um paralelepípedo, a partir da associação entre os elementos que compõem as matrizes e os vértices que definem essas figuras geométricas. Além disso, o determinante é importante para resolução de sistemas de equações, porém esse assunto foge do escopo da nossa disciplina. Se você tiver curiosidade, pode pesquisar sobre a Regra de Cramer.
No caso de uma matriz de primeira ordem, seu determinante corresponde a seu único elemento. Assim, se A1×1=[a11], então, det(A)=a11.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados