Cursos / Automação Industrial / Arquitetura de Computadores / Aula
Os registradores encontrados dentro dos processadores, como vimos em aula anterior, são as memórias mais caras e de pequena capacidade, entretanto são as memórias mais rápidas, por isso se encontram no topo da hierarquia.
Em seguida, as memórias conhecidas como cache também são rápidas e de pequena capacidade de armazenamento em um sistema, mas são menos rápidas e possuem maior armazento comparada aos registradores. Observe que essas memórias são voláteis. Alguns sistemas implementam mais de uma memória cache na hierarquia de memória, criando níveis de cache, limitados a 3. Quando mais de uma dessas memórias é utilizada, a cache de nível 2 (L2; Level 2) é maior que a de nível 1 (cache L1) e menor que a de nível 3 (cache L3). Naturalmente, a cache L1 é a mais cara e mais rápida e a L3 a menor e mais barata dentre as três.
Logo após a memória cache na hierarquia de memória (Figura 2), vem a memória principal ou memória RAM.Esta é uma memória volátil com tamanho maior e menor custo em relação às memórias cache e aos registradores. Em seguida, temos as memórias secundárias. O disco rígido, também conhecido como HD (do inglês Hard Disk), é considerado uma memórias secundária.
Na Figura 3, podemos observar um exemplo de como ocorre a comunicação da memória com os outros elementos que representam um computador. Já vimos em aula anterior como funciona o processador; Os periféricos serão estudados em aula futura.
Veja, a seguir, uma animação que ajuda a ilustrar o que estamos falando.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados