Cursos / Jogos Digitais / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Agente Smith: principal vilão da série de filmes Matrix, é uma manifestação da inteligência artificial no mundo da Matrix, com poderes extraordinários para manipular o seu ambiente.
Algoritmo: conjunto das regras e procedimentos lógicos que levam à solução de um problema por meio de um número finito de etapas. É a base de todo e qualquer software.
Degenerar: desgastar, estragar, corromper ou piorar algo ou alguém.
Elemento químico: matéria constituída por átomos com o mesmo número atômico, a qual possui propriedades e particularidades específicas e únicas. A tabela periódica lista todos os 118 elementos químicos conhecidos no planeta (23 deles foram sintetizados em laboratório).
Etimologia: estudo gramatical da origem e história das palavras.
Insumo: qualquer elemento diretamente necessário para o processo de produção.
Inteligência artificial: inteligência similar à humana, procedida por meio de tecnologias, com o objetivo de fazer com que computadores realizem ações, atualmente, específicas dos seres humanos.
Libras: língua de sinais usada pela maioria dos surdos brasileiros e reconhecida por Lei.
Matrix: no filme homônimo, é a realidade virtual em que os seres humanos vivem. Trata-se de uma ilusão criada por sistemas computacionais de inteligência artificial que dominaram a humanidade e mantêm os seres humanos como fonte de energia para manutenção das máquinas.
Objetivar: materializar ou demonstrar algo abstrato, como uma ideia ou um sentimento, tornando-o quase concreto.
Partícula subatômica: dimensões da matéria menores do que as de um átomo, tais como os fótons, os glúons e os quarks.
Palpável: aquilo que se pode tocar.
Pintura rupestre: representações pré-históricas em superfícies rochosas. Também chamada de arte rupestre.
Sítio arqueológico: local onde ficaram preservados artefatos, construções ou outras evidências de atividades humanas passadas.
Sr. Anderson: forma como o vilão, Agente Smith, se refere a Neo. Antes de se tornar Neo, o protagonista da série de filmes Matrix chamava-se, no mundo produzido pelo sistema de realidade virtual, Thomas A. Anderson.
Subjetivo: aquilo que pertence ao sujeito pensante e a seu íntimo e que, por isso, é individual, pessoal e particular.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados