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Uma vez concluído o questionário digital, a tarefa agora é enviá-lo aos respondentes. Para realizar essa ação, você precisará clicar no botão . Com isso, uma caixa de diálogo será aberta para que você configure sua forma de envio.
Então, vamos começar? Acesse o seu Google Forms pelo link abaixo:
Clique aqui para abrir o Formulários Google
A primeira opção é para o caso de você querer que o Formulários Google colete, obrigatoriamente, os e-mails dos seus respondentes.
Se o seu formulário garantir sigilo e anonimato dos respondentes, essa opção precisa permanecer desmarcada.
O Formulários Google disponibiliza três opções para envio do nosso questionário, quais sejam: e-mail, link
e incorporado em HTML
. Optando por enviar por e-mail, você deve clicar no botão indicado para ativar a aba de configurações relativa a ele. Os itens de preenchimento indicados são os mesmos de um e-mail – destinatário, assunto e mensagem – que você aprendeu na Aula 6. Então, agora é só informar os e-mails dos destinatários no campo Para, seguido pelo Assunto da mensagem, para o qual o Google Forms sugere o título dado ao questionário, e o texto da Mensagem que os contatos receberão, o qual também tem uma sugestão: Este é um convite para você preencher o formulário. Você ainda tem a opção de incluir o formulário diretamente no corpo do e-mail, marcando a opção que fica embaixo de Mensagem.
Não confunda o convite de colaboradores para produzir com você seu questionário com os colaboradores que irão respondê-lo (respondentes) para você! Para o primeiro caso, você pode fazer no menu extra ( menu Mais ), escolhendo a opção Adicionar colaboradores…,
ou clicando na opção Adicionar colaboradores
, disponível nessa caixa de diálogo. Você será direcionado àquela janela de diálogo para compartilhar arquivos, comum a todos os aplicativos do Google Drive. Em razão disso, muitas pessoas confundem e adicionam os e-mails dos respondentes nesse campo, o que acaba por permitir que eles alterem as questões do formulário. Ou seja, a confusão está feita! Por isso, muita atenção!
Ah, mais um detalhe: ao acessar um questionário que você tem a permissão para editar, no canto superior direito, você verá o ícone de edição e, ao clicar nele, você pode alterar qualquer elemento do formulário.
Depois de clicar em enviar, todos os contatos receberão um e-mail com um convite para preencher o formulário. Como não fizemos nenhuma mensagem extra, a imagem abaixo mostra como o respondente receberá o e-mail para responder o nosso questionário:
Na segunda opção, a de envio por link, o Formulários Google cria uma URL para acesso ao formulário. Assim, basta que você o copie e compartilhe com seus respondentes. Infelizmente, para garantir uma maior variedade de combinações, os links criados são enormes e com caracteres bem aleatórios. Para tentar minimizar isso, você pode clicar na caixa abaixo do campo que mostra o link para que uma URL curta seja disponibilizada. É bem verdade que ele não resolve o problema de deixar a sequência de caracteres inteligíveis, mas, pelo menos, diminui consideravelmente o tamanho do link.
Da mesma forma que você aprendeu em aulas passadas, você pode usar um serviço de encurtador de URL para facilitar o compartilhamento dele, inclusive, usando uma sequência de caracteres que seja inteligível. No nosso exemplo, utilizei o serviço Bitly, e gerei o link personalizado: bit.ly/perfil_aluno_iti.
A terceira opção é incorporando o código HTML em algum sítio web. Como você aprendeu anteriormente, basta copiar o conjunto de caracteres e colá-lo em um blog ou site. Assim, qualquer pessoa que acessar a página terá ingresso direto ao questionário produzido. No caso do Google Forms, você tem a opção de alterar o tamanho que o formulário ocupará. Para tanto, basta configurar a largura e altura (em pixels) disponibilizada para o seu questionário numa página HTML.
Além dessas três formas de compartilhar um formulário para preenchimento, o Formulários Google oferece opções para que você o publique diretamente em redes sociais, tais como: Facebook e Twitter
. Basta clicar num dos ícones de cada rede e uma nova página será aberta para que você faça login na conta que publicará o questionário, seguida da página para realizar a postagem.
Você sabia que é possível enviar um formulário com alguns itens já preenchidos? Pois saiba que não só é possível, como isso é utilizado para casos em que você já sabe que seus respondentes terão de marcar determinado item. Pode soar estranho, mas é bem útil.
Tomando nosso exemplo, poderíamos decidir enviar o formulário somente para os alunos do polo Caicó. Para isso, iríamos no botão menu extra ( menu Mais ), selecionaríamos o item Gerar link preenchido automaticamente e, no editor de formulário aberto, marcaríamos a opção no menu de seleção relativa ao referido polo. Ao final do formulário, clicaríamos no botão Gerar link
. Essa URL criada seria, portanto, específica para aqueles respondentes cujo polo teria como resposta obrigatória Caicó.
Que tal agora você responder ao meu questionário e compartilhar o seu com algumas pessoas? Afinal, precisaremos de dados para trabalhar esta segunda parte! Eu já consegui algumas respostas para poder produzir este material didático. Vamos analisá-las?
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