Cursos / Jogos Digitais / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Então, preparado para começar um curso a distância? Imagino que deve ser a primeira vez que atua como aluno distante. Mas antes de começarmos, de fato, é importante saber quais conhecimentos você traz sobre o tema a ser discutido nesta aula. Então, eu gostaria de saber: Quais ideias lhe vêm à mente sobre Educação a Distância (EaD)? Vamos lá, pega papel e caneta... Ops! Ou melhor, abra o editor de texto e registre a sua resposta prévia para que possamos, ao final desta aula, resgatar e avaliar se e/ou o quanto mudou sua concepção sobre EaD, combinado?
Por hora, é provável que suas ideias remetam às práticas de ensino e aprendizagem, às mídias e tecnologias adotadas, aos professores e alunos, entre outras que, para você, caracterizam um processo educacional. Certamente sua referência foi a educação presencial, com a qual você está acostumado. Mas de maneira geral, sua impressão é positiva ou negativa sobre EaD? Qualquer que seja a posição, é fruto de depoimentos e experiências de conhecidos ou de suas vivências acerca do que "ouviu falar". Até arrisco em dizer que as posições negativas se destacaram, hein?
É bem verdade que na história da EaD no Brasil tivemos experimentos que não atenderam às expectativas, fracassaram e muitos foram descontinuados (COSTA, 2010). Além disso, em razão de muitos cursos terem sido criados para formação de pessoas menos favorecidas socialmente, como cursos de alfabetização, supletivos e profissionalizantes, criou-se uma imagem de que educação a distância era de baixa qualidade. Apesar do avanço tanto em quantidade de oferta de cursos e matrículas quanto em qualidade da aprendizagem, a EaD ainda é vista por algumas pessoas com reservas ou com visões distorcidas da modalidade.
Mas por que será que isso ainda ocorre? O que é fato, inclusive histórico, e o que é mito? A educação presencial tem maior valor do que a EaD? De imediato, é difícil a resposta por quem passou, pelo menos, nove anos da vida estudantil com uma única referência de modalidade educacional, não é mesmo?
Sem dúvida, não podemos afirmar que essas modalidades são iguais, pois cada uma possui particularidades. Do contrário, não se justificaria, pelo menos em um primeiro momento, fazer essa distinção - Presencial Vs a Distância. Entretanto, mais do que procurar as suas diferenças, podemos pensar em suas semelhanças.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN Nº 9.394/1996) estabelece como modalidades de educação, além da Educação a Distância, a Educação Indígena, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Técnica e Profissionalizante.
Ainda confuso? Pois veja o relato a seguir:
Vídeo 01 - Relato de MinervaEntão, você já viveu situação parecida com a da Minerva em sua escola? Dificuldade em entender algum conceito de uma matéria ensinada pelo professor, reunião com amigos para estudar, conversas sobre a prova…Imagino até que você foi representando mentalmente as cenas. Mas se eu lhe disser que isso tudo que aconteceu com a Minerva ocorreu de modo virtualizado, por meio de ferramentas de interação e comunicação e de recursos educativos digitais no ambiente virtual de aprendizagem, ou seja, fora de um ambiente escolar físico?
Isso mesmo! Pois coloque o queixo no lugar e reveja o relato da nossa colega por outra ótica, tentando se desvencilhar da sua referência atual de "escola", ok?
Primeiro, o aluno distante precisa, assim como no presencial, dedicar-se aos estudos. Isso é fato. Mas em razão das especificidades da modalidade a distância, essa dedicação se relaciona diretamente com a autonomia do aluno, que é a capacidade de responsabilizar a si próprio pelo seu sucesso acadêmico e organizar suas ações para obter o melhor desempenho possível e, assim, aprender efetivamente. É a isso que Minerva se refere quando menciona a necessidade de organizar seus horários de estudo. Afinal, não se deve confundir a flexibilidade que a EaD proporciona com disponibilidade de tempo. O aluno distante precisa reservar algum momento… ou melhor, algumas horas semanais ao estudo do material e realização das atividades.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados