Cursos / Jogos Digitais / Lógica de Programação / Aula

arrow_back Aula 07 - Repetição para

Aninhamento do comando para

A definição do nome da variável de controle em uma estrutura de repetição para torna-se importante, principalmente, quando é necessário realizar a construção de algoritmos com o aninhamento de duas ou mais dessas estruturas. Nesse caso, a estrutura de repetição para interna deve possuir o nome da variável de controle diferente do nome da variável de controle do para externo.

Em outras palavras, não se deve utilizar o mesmo nome da variável de controle em mais de uma estrutura para, caso seja necessário realizar o seu aninhamento. Se os nomes das variáveis de controle forem os mesmos, o comportamento de incremento da variável ocorrerá de forma inesperada.

No aninhamento da estrutura de repetição para, você terá a execução de um laço do para externo somente após a execução de todos os laços do para interno. Assim, somente após a execução de todos os laços da estrutura de repetição para interna é que é realizado um único laço na estrutura externa. No exemplo seguinte, é apresentada uma pequena tabuada para exemplificar como isso ocorre.

Observe com atenção o conteúdo que é impresso neste algoritmo e procure modificar os valores iniciais e finais de cada um dos comandos para, mas fique atento às interferências no resultado impresso.

Sugiro que você altere somente um dos elementos por vez, ou seja, experimente alterar, por exemplo, o valor 3 do para interno, definindo um novo valor de sua escolha. Verifique o que será impresso e só então, após realizar esse experimento, você irá alterar algum dos outros parâmetros (valor inicial da variável de controle, condição de parada ou valor de passo).

Ficou claro como você deve utilizar esse recurso? Caso ainda tenha dúvidas sobre como aninhar as estruturas de repetição para, procure o seu professor mediador para que ele possa lhe auxiliar com esse exemplo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados