Cursos / Jogos Digitais / Lógica de Programação / Aula
O comando para, assim como o comando enquanto, é também uma estrutura de repetição do tipo pré-teste, pois realiza a avaliação da condição antes da execução do bloco de comandos. A diferença entre essas duas estruturas de repetição diz respeito à presença da variável de controle existente na estrutura para.
A estrutura de repetição para, no Potigol, possui duas formas distintas. A primeira delas, mais simples, possui: a variável de controle, o valor de inicialização e a condição de parada (que também é nomeada por alguns como quantidade de iterações). Já a outra versão possui, além dos itens mencionados, o indicador de incrementos para a variável de controle. Esse indicador, que você conhecerá detalhadamente na seção seguinte, determina o valor de incremento a cada iteração da estrutura.
Comece agora a estudar a estrutura de repetição para na forma mais simples, sem o indicador de incrementos. Sua estrutura é mostrada na Figura 01 abaixo:
No exemplo apresentado, é exibida a estrutura de repetição para que realizará 10 iterações (repetições). Essa estrutura, como dito anteriormente, possui uma variável de controle, relativa, na figura, à variável 'i', responsável por armazenar a contagem das iterações. No exemplo, o valor inicial dessa variável é 1.
Já o valor 10, presente nesse exemplo, representa a quantidade de iterações e, consequentemente, a condição de parada (encerramento da estrutura de repetição). Em outras palavras, nesse caso, quando o valor de 'i' for maior que 10, a estrutura de repetição para não executará novamente o bloco de códigos definido entre o faça e o fim, ou seja, os comandos presentes no bloco de código serão repetidos 10 vezes. Execute o código abaixo e veja o resultado de sua execução.
O comando que está dentro dessa estrutura de repetição é o 'escreva i'. Note que ele foi executado e responsável por imprimir os números de 1 a 10, pois, a cada execução do comando para, o valor da variável de controle 'i' foi modificado. Essa mudança do valor da variável de controle ocorre uma vez a cada iteração e é chamada de incremento. No exemplo do para apresentado, o incremento da variável de controle, também conhecido como passo, é realizado sempre por meio da soma i + 1, armazenando o resultado na variável 'i'.
Altere o exemplo apresentado, modificando o valor inicial de 1 para 5 e, então, execute o programa novamente e analise o novo resultado. Você também pode modificar o valor 10 para outro valor desejado. Faça isso e observe o comportamento do código a partir do novo resultado gerado.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados