Cursos / Jogos Digitais / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 03 - Entrada e saída (E/S) via console

1. Escrita de Strings

Como você já deve ter notado, um comando que você irá usar bastante nas nossas aulas é o System.out.println, cujo objetivo é o de escrever dados em forma de texto na saída padrão (o monitor). Por isso, vamos explorar esse comando em um pouco mais de detalhes. Como você está vendo Java de uma forma mais simples, imperativa e não orientada a objetos, considere que o nome do comando é System.out.println (na disciplina de POO, você verá que o nome da rotina que imprime na tela é println e que System.out tem um significado particular). Veja alguns exemplos de como você pode utilizar esse comando a partir do programa a seguir:

Observe no código do ProgramaPrintln o uso do comando System.out.println nas linhas 5, 6 e 7. Na linha 5, o comando está recebendo como parâmetro uma String, mais especificamente um texto digitado pelo programador. Já no caso das linhas 6 e 7, o parâmetro passado para esse comando é :

"O valor da variável x é " + x

O operador + está sendo utilizado nesse caso para concatenar o primeiro argumento (texto "O valor da variável x é") com o valor da variável x declarada na linha 3 do programa. O resultado dessa operação é o texto "O valor da variável x é 10", já que o valor da variável x é igual a 10. Na linha 7, temos a concatenação de duas variáveis (x e y) e de dois pedaços de texto ("Os valores das variáveis x e y são " e " e "). O resultado dessa operação é o texto "Os valores de x e y são 10 e 10.2". Por fim, a linha 8 faz uso de um caractere especial (\n) que representa uma quebra de linha. Veja como fica o resultado da execução desse programa:

Outros caracteres especiais importantes são mostrados no Quadro 1.

\" Representa o caractere " (aspas duplas)
\t Representa uma tabulação (lembra do botão TAB do teclado?)
\\ Representa o caractere \
\' Representa o caractere ' (aspas simples)
Quadro 1 - Exemplos de caracteres especiais da linguagem Java.

Veja abaixo linhas de comando para imprimir na tela uma aspa simples, uma barra, aspas duplas e a tabulação:

A saída da execução desses programas é a seguinte:

Uma outra observação sobre a função System.out.println é que existe uma variação dela chamada System.out.print, a qual faz a mesma coisa, só que não realiza a quebra de linha. Por exemplo, os dois comandos abaixo são equivalentes:

Dessa forma, geralmente usamos o comando que tem o ln no final, pois evita termos que colocar o caractere especial \n, que na impressão na tela realiza o efeito de quebra de linha. Faça o teste!



2. Escrita de outros tipos de valores

O comando System.out.println pode ser usado para imprimir os valores de variáveis de tipos primitivos também. Veja o seguinte exemplo de código:

O que ocorre é que existem na verdade várias rotinas System.out.println, cada uma delas recebendo como parâmetro um dos tipos de dados primitivos existentes em Java, além de outros como o do tipo String.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados