Cursos / Jogos Digitais / Programação Estruturada / Aula

arrow_back Aula 12 - Registros e enumerações

2. O que são Registros?

Registros são estruturas de dados definidas como um conjunto de uma ou mais variáveis relacionadas, que podem ser ou não de tipos diferentes, e que são agrupadas sobre um único nome. O fato de variáveis agrupadas em um registro poderem ser referenciadas por um único nome facilita a manipulação dos dados armazenados nessas estruturas.

Como exemplo, imagine uma estrutura de dados para armazenar as diversas notas que um aluno tirou em uma matéria. As notas junto com a informação sobre a matéria formam um conjunto de informações logicamente relacionadas, porém, de tipos diferentes, tais como:

Essas informações não podem ser agrupadas em um vetor, por serem de tipos de dados diferentes, mas podem ser agrupadas em um registro. A seguir, apresentamos na Figura 1, as informações em um registro criado para armazenar as informações de notas de um aluno.

Informações de notas de um aluno

As informações inseridas nesse registro são de tipos diferentes, mas todas elas estão relacionadas a um único aluno (o nome dele poderia estar no registro) e a uma única matéria. Esse agrupamento estabelece a função lógica de uma espécie de boletim do aluno naquela matéria. Isso irá facilitar, como veremos mais adiante, a manipulação das informações pelo programa.

Nas próximas seções, iremos aprender a manipular registros.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados