Cursos / Jogos Digitais / Inteligência Artificial para Jogos / Aula
Nesta aula foi abordado, de forma intuitiva, o conceito de grafos no aspecto computacional. Essa estrutura de dados é uma das (se não a) mais importantes da computação, e além das aplicações dentro da área de jogos, são usadas para resolver problemas em diversas áreas da Ciência da Computação e Engenharia de Software. Facebook, Google, Microsoft e Petrobras são exemplos de empresas em que os grafos são a base para a construção das soluções do dia-a-dia!
Nesse contexto, os grafos foram apresentados como uma forma de representar o espaço do mapa do jogo, dando valores para passagem entre as células do mapa. A ideia é, a partir desse ponto, construir caminhos que permitam aos personagens desviar de obstáculos com antecedência, e não ficarem presos no meio do cenário. Essas técnicas são bastante utilizadas em jogos de RTS e MOBA para traçar o caminho das unidades (menos quando o jogador fica utilizando a técnica de mil cliques infinitos por segundo, aí não tem computador que calcule rota a tempo ).
Foram abordadas também duas alternativas, em termos de estruturas de dados computacionais, para se implementar um grafo no computador. Para cada uma delas, foram ressaltadas as vantagens e desvantagens.
Na próxima aula você poderá ver essas implementações em ação, quando forem introduzidos os primeiros algoritmos de busca de caminhos em grafos.
Até lá!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados