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arrow_back Aula 07 - Descoberta de caminho - Parte 01

Resumo

Os chamados comportamentos de direção (steering behaviors) vistos por você nas aulas passadas, consistem em usar regras simples tentando deixar os movimentos do personagem o mais realista possível. Apesar de serem bastante úteis, os algoritmos de steering behaviors normalmente não consideram os elementos do cenário, ou seja, não levam em conta os obstáculos que possam estar no caminho.

Você precisou compreender as dificuldades de planejar o deslocamento de personagens em um cenário de jogo, ao observar uma situação aparentemente simples, que foi a de levar um personagem “estelar” de um lado para o outro, mas sem a presença de um obstáculo.

Para a movimentação desse personagem, você aprendeu uma técnica de mapear o cenário por meio de uma grid (malha) e como alterar a rota dele gerando uma quebra de direção por meio da Distância de Manhattan. Já para deslocá-lo em uma reta, num ambiente discretizado, foi utilizado um algoritmo básico denominado de Bresenham.

Hum… considere-se quase um patrulheiro estelar.

Quase porque você ainda irá aprender como desviar dos obstáculos… na próxima aula.

Até lá!

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