Cursos / Jogos Digitais / Inteligência Artificial para Jogos / Aula

arrow_back Aula 06 - Máquina de Estados Finitos Alternativa

Apresentação da Aula

Na aula passada, você utilizou uma ferramenta muito útil para começar a construir a IA de um personagem de um jogo, a Máquina de Estados Finitos. Como você já viu, o conceito do mecanismo é simples de entender e espero que tenha sido fácil também de implementar. Caso ainda tenha alguma dúvida, sugiro que você revise o conteúdo da aula passada, pois nessa você irá se aprofundar um pouco mais sobre as MEFs.

Apesar de esse mecanismo ser um dos mais usados na indústria dos jogos, ele não é livre de problemas. Há inúmeras limitações ao seu uso e, em certos casos, ele não é o mais adequado.

Dessa forma, prepare-se para conhecer alternativas e variações de Máquinas de Estados Finitos para incrementar um pouco mais o jogo de futebol que você está desenvolvendo.

Então siga-me…

Objetivos

Conhecer as limitações, alternativas e variações da Máquina de Estados Finitos;

Compreender o que é e como representar uma Máquina de Estados Finitos Não Determinística, Fuzzy e Hierárquica;

Entender como e onde aplicar os diferentes tipos de Máquinas de Estados Finitos.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados