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arrow_back Aula 08 - Modelagem 3D – Parte 1

2 - O que é o 3D?

Em primeiro lugar, vamos deixar claro aqui o que é que faz o 3D ser diferente do 2D.

Aí você pode estar se perguntando “Seria por ter um D a mais, Professor?. Sua resposta está...errada!

Com uma dimensão a mais, os objetos passam a ter três referências para identificá-los no espaço! Não estamos mais tratando de imagens chapadas, mas de objetos com volume. E sim, isso adiciona novos elementos ao grau de complexidade para trabalhar com esses modelos. Mas...os princípios básicos da modelagem vão se manter! Simplificar as formas, construir a partir de primitivas… Tudo isso ainda está valendo!

Mas vamos começar com um pouquinho de conceitos:

Primeiro ponto: objetos e modelos 3D tem uma certa anatomia na sua composição.

Lembra que as imagens 2D são compostas por um conjunto de pixels, ou por curvas que definem o seu formato? Os modelos 3D também tem partes que os compõem:

  • Vértices: um ponto representado no espaço 3D. Pode ser considerado a menor unidade que compõem um modelo 3D, e é através da ligação de vários vértices que vamos dando forma ao modelo.
  • Arestas: são as retas ou curvas que ligam dois vértices!
  • Polígonos ou Faces: são superfícies planas formadas por vários vértices interligados por arestas, de forma que se tornam uma imagem fechada.
  • Mesh ou Malha: um conjunto de polígonos que formam um modelo 3D.
Os componentes de um modelo 3D.

A esfera como um todo é um mesh!

Lembra daquele exemplo de imagem 2D? Quanto mais pixels uma imagem tiver, mais detalhada ela é. A mesma coisa vale quando falamos em relação à mesh de objetos 3D: quanto mais polígonos compõem a malha, mais detalhado o modelo se torna. Quando uma malha possui um número elevado de polígonos nós dizemos que ela é High-Poly, quando o número de polígonos é menor dizemos que ela é Low-Poly.

Low-Poly vs High-Poly

E no que isso interfere?

É uma questão de desempenho: quanto mais polígonos melhor a qualidade, porém mais pesado é para o computador desenhar o objeto 3D na tela. Ora, ele tem que desenhar mais polígonos! Quanto menos polígonos, mais rápido é a renderização, porém a qualidade visual do modelo é mais baixa. Aí vai da necessidade de cada jogo! Às vezes, o jogo funciona muito bem com objetos low-poly, mas sempre tem aqueles de maior detalhe onde queremos usar uma malha mais segmentada. O importante é o equilíbrio entre essas duas abordagens para gerar o melhor conteúdo para o jogo.

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