Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 06 - Level Design 2

3 - Proporção

A proporção é a relação entre as partes de um todo, e essa relação pode apresentar variação no ângulo de quem a observa. O que isso significa? Bem, basicamente, ao analisarmos o corpo humano de frente, notamos que as coisas parecem ter o mesmo tamanho e distância. No entanto, se o corpo em questão estiver em uma posição em que a mão direita está mais próxima de nossos olhos que a mão esquerda, tanto esta mão quanto as partes direitas do corpo parecerão bem maior que o resto: aí está a variação na proporção determinada pelo ângulo ou distância de observação.

Ao desenharmos objetos proporcionalmente iguais, devemos alterar suas proporções de acordo com a distância que ele está do seu observador.

A figura acima mostra dois corpos de mesma proporção, mas de distância diferente do observador (ou câmera). Sabendo que eles têm o mesmo tamanho, a regra indica que devemos desenhá-los mantendo a altura exata da linha horizontal de um para o outro. Com isso, notamos que a linha horizontal também é um excelente guia para preservarmos a proporção de objetos distantes.

Todos os objetos em perspectiva convergem para um ou mais ponto de fuga, inclusive esses.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados