Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 06 - Level Design 2

3 - Proporção

A proporção é a relação entre as partes de um todo, e essa relação pode apresentar variação no ângulo de quem a observa. O que isso significa? Bem, basicamente, ao analisarmos o corpo humano de frente, notamos que as coisas parecem ter o mesmo tamanho e distância. No entanto, se o corpo em questão estiver em uma posição em que a mão direita está mais próxima de nossos olhos que a mão esquerda, tanto esta mão quanto as partes direitas do corpo parecerão bem maior que o resto: aí está a variação na proporção determinada pelo ângulo ou distância de observação.

Figura 07 - Ao desenharmos objetos proporcionalmente iguais, devemos alterar suas proporções de acordo com a distância que ele está do seu observador.
Ao desenharmos objetos proporcionalmente iguais, devemos alterar suas proporções de acordo com a distância que ele está do seu observador.
Fonte: Elaborada pelo Autor/Artista Alexandre Ferreira. Disponível em: http://alexandreilustrador.deviantart.com. Acesso em: abr. de 2017

A figura acima mostra dois corpos de mesma proporção, mas de distância diferente do observador (ou câmera). Sabendo que eles têm o mesmo tamanho, a regra indica que devemos desenhá-los mantendo a altura exata da linha horizontal de um para o outro. Com isso, notamos que a linha horizontal também é um excelente guia para preservarmos a proporção de objetos distantes.

Figura 08 - Todos os objetos em perspectiva convergem para um ou mais ponto de fuga, inclusive esses.
Todos os objetos em perspectiva convergem para um ou mais ponto de fuga, inclusive esses.
Fonte: Elaborada pelo Autor/Artista Alexandre Ferreira. Disponível em: http://alexandreilustrador.deviantart.com. Acesso em: abr. de 2017

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados