Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 06 - Level Design 2

2 - Ponto de Fuga

Outro elemento importante a ser abordado no que diz respeito à criação de cenários é o ponto de fuga. Se você olha a foto de uma avenida, com carros, prédios e outros elementos, ou mesmo observar ao seu redor, perceberá que dependendo do seu ângulo de visão, a perspectiva das coisas parece sutilmente convergir para uma direção específica. Essa direção é denominada Ponto de Fuga. Ao se produzir um desenho que simule as dimensões e sua profundidade, esse ponto deve ser definido logo a princípio para, a partir dele, puxar as linhas que marcarão a proporção do objeto a ser desenhado.

Dimensões e profundidade do objeto. Dimensões e profundidade do objeto.
Observando as linhas que dividem o cilindro, podemos notar que, ao se distanciar da linha do horizonte, a curvatura de cada linha é mais evidente. O “arco” é voltado para cima, acima da linha horizontal, e voltado para baixo abaixo da mesma linha, porém isso simula um truque de perspectiva, pois todas as linhas são retas.

Quanto mais pontos de fuga forem colocados, mais realista e complexo será o desenho da imagem. Normalmente, se trabalha com no máximo 3, mas tem doidos que usam mais!

Exemplos de um cubo desenhado com um, dois e três pontos de fuga.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados