Cursos / Jogos Digitais / Modelagem 2D / Aula

arrow_back Aula 05 - Level Design/Composição de Cenas 01

5 - Parallax

O efeito Parallax consiste no movimento de imagens divididas em planos, nas quais os planos mais distantes se movem numa velocidade sempre menor do que a dos planos mais próximos de onde o observador está. Esse efeito causa uma ilusão de profundidade em imagens em movimento. Com isso, para um cenário transmitir bem o efeito de Parallax, sua confecção deve considerar essa divisão de planos.

Esta imagem mostra a divisão do cenário em 3 planos de profundidade.

Com base no cenário acima, temos o 1º plano (plano mais próximo da câmera) se movendo mais rapidamente à medida que o Viking passa por ele, e temos o segundo plano, por sua vez, se movendo mais rápido do que o último plano, o qual está mais distante da câmera.

Como dito antes, esse efeito simula o movimento de planos em profundidade, ou seja, simula um efeito real. É possível observar esse interessante jogo de planos em movimento ao se passear de carro: note, ao olhar pela janela do veículo, que as coisas mais próximas dela “passam” bem mais rápido do que as coisas mais afastadas, e os objetos próximos à linha do horizonte movem-se muito vagarosamente.

Aprendemos várias coisas hoje, não foi mesmo? Na próxima aula, aprenderemos mais noções de Level Design, até lá!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados