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arrow_back Aula 09 - Motores de Jogos I

Pontos-Chave

Nesta aula, começamos a conhecer o motor de jogos, uma ferramenta essencial no desenvolvimento de qualquer jogo. Vimos também outros elementos:

  • Jogos são programas que exigem um padrão de codificação complexo.
  • Um jogo normalmente pode ser dividido em parte operacional, lógica do jogo e visualização.
  • O estado do jogo se refere às informações que definem o andamento da partida.
  • O ciclo do jogo corresponde à sequência contínua de ações, a saber: verificação de comandos/eventos, validação e alteração do estado do jogo, atualização das informações para o jogador.
  • Cada plataforma/sistema possui características únicas que podem levar a partes de códigos específicas para cada uma delas.
  • O motor de jogos é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento de jogos, abstraindo a parte operacional da programação e permitindo o foco na lógica do jogo.
  • Os motores possuem vários componentes prontos, como motor gráfico, motor de física, captura e mapeamento de comandos, áudio e animações, etc.
  • Um motor provê uma abstração de alto nível para o desenvolvedor, permitindo que pessoas com menos conhecimento técnico utilizem a ferramenta para produção de jogos e animações.

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