Os materiais didáticos aqui disponibilizados estão licenciados através de Creative Commons Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND. Você possui a permissão para visualizar e compartilhar, desde que atribua os créditos do autor. Não poderá alterá-los e nem utilizá-los para fins comerciais.
Nesta aula, começamos a conhecer o motor de jogos, uma ferramenta essencial no desenvolvimento de qualquer jogo. Vimos também outros elementos:
Jogos são programas que exigem um padrão de codificação complexo.
Um jogo normalmente pode ser dividido em parte operacional, lógica do jogo e visualização.
O estado do jogo se refere às informações que definem o andamento da partida.
O ciclo do jogo corresponde à sequência contínua de ações, a saber: verificação de comandos/eventos, validação e alteração do estado do jogo, atualização das informações para o jogador.
Cada plataforma/sistema possui características únicas que podem levar a partes de códigos específicas para cada uma delas.
O motor de jogos é uma ferramenta que facilita o desenvolvimento de jogos, abstraindo a parte operacional da programação e permitindo o foco na lógica do jogo.
Os motores possuem vários componentes prontos, como motor gráfico, motor de física, captura e mapeamento de comandos, áudio e animações, etc.
Um motor provê uma abstração de alto nível para o desenvolvedor, permitindo que pessoas com menos conhecimento técnico utilizem a ferramenta para produção de jogos e animações.