Cursos / Jogos Digitais / Sistemas Operacionais / Aula
A parte do sistema operacional responsável pelo gerenciamento (criação, remoção, alteração) dos arquivos é conhecida como sistema de arquivos. É ele o responsável por identificar cada arquivo com um nome único. Por exemplo, todos os seus livros possuem o título na lateral do livro, de modo a facilitar sua identificação e, assim, caso você precise retirar um livro de uma estante ou gaveta, basta procurar pelo nome do livro sem ter que abri-lo (Figura 2).
Da forma análoga à manipulação de livros numa estante, em um sistema de gerenciamento de arquivos de um sistema operacional, o nome do arquivo armazenado no disco rígido também é uma informação importante e necessária para sua localização no disco rígido do computador.
Cada sistema de arquivos possui regras específicas para nomear um arquivo; dentre essas regras podemos citar, por exemplo: a quantidade máxima de caracteres que pode ser usada para formar os nomes dos arquivos, e os tipos de caracteres que podem ser usados (geralmente, você não pode usar os seguintes caracteres em um nome de arquivo: \ / . ? : * " | > <).
Tanto no Linux quanto no Windows, os arquivos possuem extensões. As extensões funcionam apenas como uma indicação do tipo de programa que pode manipular aquele arquivo, sendo separada do nome por um ponto ‘.’. Por exemplo, a extensão ‘.jpg’ indica que o arquivo casa.jpg se trata de uma imagem e um programa de edição de imagens (GIMP, por exemplo) pode abri-lo, de modo que ele possa ser exibido na tela de seu computador.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados