Cursos / Redes de Computadores / Programação Orientada a Objetos / Aula

arrow_back Aula 03 - Objetos, construtores

Sobrecarga de Construtores

Vamos aprofundar um pouco mais a respeito dos construtores. Imagine agora se você quisesse dar mais flexibilidade para a criação dos seus objetos. Nesse caso, estamos usando a classe Carro como base, então, imagine que queremos dar a possibilidade de criar carros informando a sua cor, porém, também queremos ter a possibilidade de criar carros sem informar a sua cor, e que ao não informar a cor, que o carro seja considerado branco por padrão. Como faremos isso?

A resposta está na sobrecarga de construtores, como veremos a seguir, essa técnica é tipicamente utilizada para formas alternativas de instanciar objetos da sua classe, como pode ser visto na Listagem 4.

Listagem 4 – Sobrecarga de construtor na classe Carro

Quando em uma classe define-se outro construtor, não podemos mais usar o construtor padrão, a não ser que se defina explicitamente um construtor sem parâmetros, como mostra o construtor 1 na Listagem 5. Com isso, a classe Carro ficará com dois construtores.

Listagem 5 – Dois construtores para uma mesma classe

Observe que no primeiro construtor nada foi feito, enquanto no segundo os atributos placa e num Portas foram inicializados (receberam valores). Isso significa que existem duas maneiras de se construir um objeto derivado da classe Carro, ou do tipo Carro, com ou sem inicialização dos valores dos atributos.

Com isso, fechamos a base para se criar um objeto a partir de uma classe e ainda executar um programa que utilize esse objeto.

O que são construtores?

  • Construtores são métodos especiais para a criação e inicialização de novas instâncias de classe (objetos).
  • Inicializam o novo objeto e seus atributos.
  • Criam todos os outros objetos de que esse objeto necessita.
  • Realiza todas as outras operações que ele precisa para ser inicializado.

O que faz o operador new?

  • Ele inicializa o novo objeto e seus atributos, criam todos os outros objetos de que esse objeto necessita e realizam todas as outras operações de que ele precisa para ser inicializado.

Agora que sabemos uma pouco mais sobre construtores, vamos criar um objeto da classe Carro, no mundo da programação orientada a objetos, chamamos isso de instanciação, ou seja, criaremos uma instância da classe Carro.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados