Cursos / Redes de Computadores / Inglês Técnico / Aula

arrow_back Aula 09 - Coesão e coerência: decifrando os conectivos

Coesão

Segundo Connor (1996, p. 83, tradução nossa), a coesão “é o uso explícito de elementos linguísticos para indicar relações entre frases e partes de textos”. Isto é, são palavras ou expressões que ajudam o leitor a associar enunciados anteriores com os subsequentes.

Dessa forma, esses elementos coesivos podem retomar termos já expressos anteriormente ou antecipar a sua expressão, proporcionando uma leitura eficaz do texto. Esse procedimento evita repetições e produz referências bem definidas para a sua compreensão.

Clique aqui para ver outra definição de coesão.

Como afirma Koch (2010, p. 13, grifo nosso), Michael Halliday e Rugaiya Hasan (1976),

consideram a coesão como parte do sistema de uma língua: embora se trate de uma relação semântica, ela é realizada – como ocorre com todos os componentes do sistema semântico – através do sistema léxico-gramatical. Há, portanto, formas de coesão realizadas através da gramática e outras, através do léxico.

Segundo esses autores, é importante enfatizar que essa divisão em coesão gramatical e coesão lexical não é exata, mas sim gradual, e que as conjunções estão no limite entre os dois: possui características gramaticais com componentes lexicais.

No decorrer desta aula, trabalharemos melhor o conceito de conjunção, também chamada de conectivo.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados