Cursos / Redes de Computadores / Inglês Técnico / Aula

arrow_back Aula 09 - Coesão e coerência: decifrando os conectivos

To start with...

Para começar, o que seria um texto?

Segundo Koch (2006), o texto é um todo significativo, e não um aglomerado de palavras. Para que um texto seja bem escrito e, consequentemente, bem compreendido, dois elementos são necessários: a coerência e a coesão. Veja agora algumas definições para cada um desses termos.

Coerência

A coerência dá sentido ao texto. Dijk (1977, p. 93) afirma que a coerência possui propriedades semânticas, pois é formada por meio da interpretação que o leitor faz de cada frase em relação às demais encontradas em um texto.

Vejamos o diálogo a seguir:

A: Which platform does the London train go from?

B: London? My daughter lives in London. She married a banker there last year.

Fonte: Discover english. New ed. Oxford: Heinemann, 1995. p. 35.

O exemplo acima ilustra muito bem um caso típico de texto coeso, mas não coerente. Veja que o diálogo está gramaticalmente correto e que as duas falas se ligam, de certa forma, pela repetição da palavra Londoncoesão. No entanto, não há conexão expressa entre a função da pergunta (saber qual é a plataforma de partida do trem para Londres) e a função da resposta (informar sobre a filha que mora em Londres) – coerência.

Assim, pode-se afirmar que um texto só é, ao mesmo tempo, coeso e coerente, se seus elementos estiverem bem ligados entre si e se esses fazem sentido como um todo.

Clique aqui para ver outras definições de coerência.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados