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arrow_back Aula 02 - Selecionando palavras para a inferência contextual

Introdução à inferência contextual

Você já começou a ler algum texto em português e, ao se deparar com uma palavra desconhecida, simplesmente a ignorou e conseguiu entender o texto mesmo assim ou tentou deduzir o significado dela pelo contexto?

Faça a seguinte atividade para “aquecer” seus neurônios antes de partirmos para textos escritos em língua inglesa.

Atividade

No texto a seguir, as palavras sublinhadas foram inventadas, isto é, elas não existem na língua portuguesa. Analisando o título “Problema na clamba”, você saberia me responder agora, sem ler o texto, o que significa clamba? Acredito que não (a não ser que você já tenha visto esse texto antes). Para tentar inferir o seu significado, precisamos ler o texto e entendê-lo, ou seja, tentar inferir palavras isoladas é mais difícil do que tentar inferi-las em um contexto. Então, vamos lá: tente inferir o significado das palavras sublinhadas. Lembre-se de que, se você não conseguir inferir imediatamente uma palavra, continue lendo para entender melhor o contexto e retorne a ela posteriormente.


Faça uma primeira leitura rápida antes de começar a tentar inferir.

Problema na clamba

Naquela manhã, depois de plomar, fui ver drão o Zé queria ou não ir comigo lá na clamba. Pensei melhor grulhar. Mas na hora de ponir o celular, vi-o passando com a golipesta. Logo, me dei conta de que ele já tinha outro programa.
  Então resolvi ir plaziado. Até chegar à clamba, tudo bem. Estacionei o zulpo bem em frente, pus a chave no bolso e desci correndo para aproveitar ao chinta aquele sol maravilhoso.
  Não parecia haver um glapo na clamba. Tirei as grispes, pus o bangoula. Estava pli quieto ali, que até me saltipou. Mas logo esqueci das saltipações no prazer de nadar no lito, inclusive tirei o bangoula para ficar mais à vontade. Não sei quanto tempo fiquei nadando, siltando, corristando no lito.
  Mas foi depois, na hora de voltar à clamba, que vi que nem as grispes, nem o bangoula estavam mais aonde eu tinha deixado. O que fazer?

(retrieved and adapted from: SCOTT, Michael. Resource Package, 1. CEPRIL, PUC-São Paulo, 1984.)

Clique aqui para verificar suas respostas.

Se a imagem abaixo acompanhasse o título “problema na clamba”, teria facilitado a inferência da palavra clamba?

Problemas na <span class="italico">clamba</span>

É importante termos informações não-verbais para nos ajudar não só na inferência de palavras, mas na leitura do texto em geral. Você estudará sobre os recursos visuais em uma aula futura...

Resumindo: o que acabamos de fazer foi utilizar a estratégia de inferência para deduzir, de acordo com o contexto, as palavras inventadas no texto lido. É isso que você deve fazer toda vez que se deparar com palavras desconhecidas em inglês. Recorrer a um dicionário deve ser sua última opção.

Voltando para o texto, o que aconteceu com as roupas da pessoa na clamba? A nossa primeira resposta é “Roubaram!”, não é mesmo? Mas isso está explícito no texto? Não! O que acabamos de fazer foi inferir uma ideia por meio das entrelinhas. Não podemos confirmar, apenas com base no texto, que isso de fato aconteceu. Porém, considerando a situação em que vivemos, essa é uma das possibilidades.

Bom, espero que você tenha gostado da atividade e percebido a importância do contexto para a inferência de palavras. Vamos estudar mais alguns exemplos?

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