Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 09 - Google Drive: Documentos (Parte 02)

Conhecendo e instalando complementos no Google Docs

Os complementos são recursos adicionais que você pode acrescentar ao seu Google Documentos, ou melhor, em qualquer aplicativo no Google Drive. Muitos deles, inclusive, não são produtos Google, mas foram autorizados pela gigante da TI para incorporar em suas soluções. Existe uma infinidade de complementos e vou lhe mostrar alguns que me parecem úteis.

Essa função está disponível, evidentemente, no menu Complementos, na barra de menu. Considerando que você não usa nenhum desses recursos adicionais instalados, para fazê-lo, você deve acessar: Complementos → Instalar complementos… . Feito isso, uma janela com um conjunto de opções de recursos é apresentada, conforme a imagem abaixo:

Banco de complementos do Google Docs

Nessa janela, você pode buscar o que lhe interessa. Caso não tenha uma ideia exata do que precisa, você pode procurar escolhendo um tópico da lista exibida no canto superior esquerdo da tela. As opções são: Educação, Ferramentas de negócios, Produtividade, Social e comunicação e Utilitários. Outra opção é fazer a busca por algo específico digitando no campo de busca no canto superior direito.

Ao escolher o complemento que deseja incluir ao seu Google Docs, você pode clicar sobre o cartão da sua escolha e uma tela com mais detalhes sobre os recursos será apresentada. Caso deseje confirmar a instalação, basta clicar no botão . Com isso, a instalação é iniciada e, quando tiver sido concluída, o complemento estará disponível no menu Complementos.

Exemplos de complementos

A seguir, apresento-lhe alguns complementos que uso em meu Documentos Google:

  • EasyBib

    Auxilia a gerenciar referências bibliográficas de um documento produzido. Essa ferramenta ajuda no preenchimento da seção de livros, artigos e sites citados em um artigo científico ou trabalho de final de curso, por exemplo.

  • Image Extractor

    Extrai imagens de documentos de textos. Essa função é útil quando você deseja utilizar uma imagem inserida em documento, a qual você esqueceu ou não tem a fonte.

  • Word Cloud Generator

    Cria uma nuvem de palavras. Recurso interessante quando você quer produzir uma nuvem de palavras com termos mais utilizados no documento.

Então você considera esses complementos úteis? Pesquise no banco de complementos aqueles podem ser utilizados em seu dia a dia. Por ora, terminamos aqui nossas aulas sobre o Documentos Google! Como você viu, são muitas as funções e, por isso, não é possível abordar todas elas aqui. Mas, não se limite ao que foi mostrado. Acesse e busque por outras possibilidades que o Google Docs pode lhe oferecer. Aqui, certamente, ainda é só a ponta do iceberg!

Até a próxima aula, com mais um aplicativo do Google Drive!

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados