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arrow_back Aula 02 - Uma Viagem Pela EAD: do ensino por correspondência aos cursos semipresenciais do IMD

EaD nos cursos técnicos do IMD

Agora que você já tem uma visão geral de EaD, que tal se aprofundar sobre como ela se efetiva nos cursos técnicos do IMD? Como você sabe, nossos cursos não são totalmente a distância. Uma vez por semana, você terá encontro presencial no seu polo com o seu professor-mediador, também conhecido como tutor. Como isso acontece, veremos agora.

O modelo semipresencial de EaD

O modelo semipresencial adotado pelo IMD é uma modalidade de EaD. Cursos semipresenciais se caracterizam pela existência de atividades didáticas, módulos ou unidades voltadas para a autoaprendizagem discente e para a mediação de recursos didáticos e interativos com suporte em tecnologias de informação e comunicação, integrando parte da sua carga horária em locais e horários previamente determinados. Por isso, é importante você saber que não deve ir para os encontros esperando aquela "aula manjada" com a qual você está acostumado. Tais encontros servem para você tirar dúvidas, revisar o material, trocar "figurinhas" com os colegas e professores e realizar algumas atividades que não são possíveis de serem realizadas em meio virtual, pelo menos por enquanto.

Lembra da autonomia necessária ao aluno distante?! Algumas práticas, por exemplo, precisam ser realizadas em laboratórios, com equipamentos específicos. Mas não se preocupe. Isso só ocorre a partir dos próximos módulos e em algumas disciplinas bem específicas. Quando acontecer, você será avisado.

Modelo de aluno semipresencial

No nosso caso, como eu disse anteriormente, o encontro presencial representa apenas pequena parte da carga horária semanal do curso. O restante você dedica para se apropriar do material didático, conforme já conversamos, e realizar as atividades virtuais. Para ajudar a se organizar nos horários, vai uma dica: via de regra, cada aula de um material didático equivale a quatro horas/aula que devem ser divididas para estudo do conteúdo, realização de exercícios e de atividades on-line e encontro presencial. Consulte sempre o cronograma das disciplinas para saber qual(is) aula(s) (isso mesmo, pode ser até duas!) serão exploradas no encontro presencial da semana. Ah, e procure sempre cumprir os prazos e não atrasar a entrega de atividades! Elas são fundamentais para o seu sucesso no curso. Ok?

E já que estamos falando de participação virtual, não há como não mencionar o nosso AVA Moodle.

O ambiente Moodle

Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), como o Moodle, são softwares educativos, suportados na web, para gerenciar cursos ofertados na modalidade a distância, em especial, no ensino on-line. A função principal de um AVA é promover a interação entre professores-alunos e alunos-alunos, visando à construção de aprendizado baseado na interação e em processos colaborativos. Para Castro Filho et al. (2009, p. 54), "os AVA são importantes por integrarem as duas vertentes do uso da tecnologia na Educação a Distância: a publicação de conteúdos pedagógicos e a disponibilização das ferramentas de interação".

Por serem digitais, os AVA dispõem de uma multiplicidade de mídias e linguagens, ferramentas de comunicação e recursos educativos digitais que permitem a organização e configuração de cursos a distância. Portanto, o AVA é o espaço virtual onde você encontrará os professores e receberá o material didático, discutirá assuntos ligados aos conteúdos, tirará dúvidas, entregará as atividades on-line, além de outras ações inerentes ao processo de ensino e aprendizagem a distância. Para tanto, algumas ferramentas são bastantes comuns entre os diferentes AVA, como e-mail, chat e videoconferência, fóruns de discussão, envio de tarefas, entre outras.

Existe uma variedade de AVA disponíveis no mercado e alguns são, inclusive, gratuitos e inseridos na filosofia do Software Livre/Open Source. Para as instituições que ofertam cursos na modalidade a distância, o fato de um AVA ser imbuído dessa característica confere vantagens pedagógicas, tecnológicas e econômicas. Muitos softwares livres são isentos do pagamento de licenças e taxas de uso e royalties, além de serem mais seguros e possibilitarem qualidade técnica por disponibilizarem seus códigos-fonte.

O Moodle, desenvolvido pelo australiano Martin Dougiamas, segue essa filosofia e está entre os AVA mais populares e utilizados em todo o mundo. O nome do AVA é um acrônimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment" (do inglês: Ambiente de Aprendizagem Dinâmica e Modular Orientada a Objetos). Por disponibilizar seu código-fonte, o sistema pode ser modificado e adaptado conforme os interesses de cada instituição que o adota como AVA para cursos a distância. O IMD utiliza uma versão 3.5 do Moodle, na qual foi customizada tanto a sua estética quanto as ferramentas utilizadas.

Página de acesso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem

A seguir, vamos conhecer algumas funções mais utilizadas em nossos cursos.

  • Bate-papo (chat) arrow_drop_down

    Ambiente para conversas instantâneas síncronas por meio de mídia texto. Geralmente atividades com chats são previamente agendadas com a turma pelo professor formador.

  • Portfólio (Diário) arrow_drop_down

    O Portfólio (Diário de Bordo, em alguns AVA) é um espaço onde o você pode anotar suas impressões, reflexões e situações vivenciadas no curso, guardar suas produções, enfim, registrar sua atuação no curso de modo geral. Em alguns casos esse tipo de ferramenta é utilizado para que os alunos possam fazer uma autoavaliação processual ao fim da disciplina.

  • Fórum arrow_drop_down

    O fórum de discussão é uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas em EaD. Devido à sua característica assíncrona, além de possibilitar aos participantes uma reflexão mais apurada acerca das postagens dos demais, é permitida ao professor uma visão mais ampla do aprendizado discente. Por isso é importante você participar ativamente das atividades nos fóruns, as quais, inclusive, frequentemente complementam e compõem boa parte da avaliação.

    Um aspecto ao qual você deve atentar é a netiqueta. A linguagem escrita, por ser privada de outras formas de expressão, como gestos e sons, pode proporcionar diferentes interpretações acerca de um posicionamento. Esse é um elemento que deve ser considerado nas suas postagens.

    Além dessas características, nos fóruns você pode anexar outras mídias ao corpo da mensagem, como imagens, vídeos e apresentação de slides. Para facilitar esse processo, alguns AVA trazem, nas ferramentas de edição dos fóruns, funções para anexar, de forma simples, essas outras mídias.

    Uma característica específica da função fórum do nosso AVA são os botões de reação. Por meio deles, você pode interagir com os demais participantes atribuindo um dos seis símbolos que indicam seu sentimento para determinada postagem. Essas marcações influenciam no ranking da participação virtual de cada aluno.

  • Glossário arrow_drop_down

    Esse recurso traz as definições de algum termo que tenha sido mencionado ao longo do curso.

  • Lição arrow_drop_down

    Essa é a ferramenta de atividades em formato de testes na qual são admitidas perguntas abertas, que dizem respeito às digitadas por você sobre determinado assunto, ou fechadas, que dizem respeito às de respostas de múltiplas escolhas, como do tipo: verdadeiro/falso, assertivas e/ou respostas múltiplas. O seu professor poderá elaborar um feedback para cada pergunta e/ou ao final do exercício, além de limitar a quantidade de vezes e o tempo que você terá para executar a tarefa.

  • Tarefas arrow_drop_down

    A ferramenta do tipo Tarefa é caracterizada pelo envio de um arquivo, seja no formato de texto, planilha eletrônica, apresentação de slides, códigos de software, etc. No entanto, há também a opção de enviar texto, acessando a função para produzir o documento diretamente no ambiente. Para tanto, a ferramenta disponibiliza funções básicas de um processador de texto. Após o envio do arquivo ou a conclusão da atividade on-line, o professor tem acesso ao material do aluno, para poder fazer a correção, atribuir uma nota e escrever alguma mensagem como forma de feedback.

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