Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula
Com as funcionalidades estudadas nas duas últimas aulas, você será capaz de executar atividades básicas do Planilhas Google, mas bastante populares em qualquer arquivo de planilha eletrônica. Entretanto, você precisa saber que essa ferramenta, apesar da aparência simples, é muito poderosa e possui diversas aplicações no dia a dia de diversos setores.
Na área de TI, você pode verificar a seção sobre Trabalhar com Dados, disponível no suporte do Google Sheets. Certamente, em outras disciplinas do curso, você se deparará com arquivos de planilhas eletrônicas ou manipulados por ela. Um exemplo é o uso de banco de dados.
Por ora, sugiro que você conheça algumas possibilidades de uso dessa ferramenta:
Você pode usar essa funcionalidade para restringir um conjunto de dados ou analisar as relações entre eles. No contexto profissional de uma startup de TI, por exemplo, é possível usar uma tabela dinâmica para analisar qual colaborador gerou maior receita em determinado período.
Você pode usar essas fórmulas para criar funções para manipular dados e calcular strings e números. Como você viu nesta aula, na seção de funções e operadores, o Planilhas Google possui uma lista de todas as funções disponíveis, separadas por categorias, e uma delas é Lógica. Ao usar tais operadores, você deve colocar entre aspas todos os componentes de funções compostos por caracteres alfabéticos que não se refiram a células ou colunas. Usando tais strings, você pode validar diversos dados presentes nas planilhas.
Você pode intitular intervalos no Planilhas Google para controlá-los ou mesmo criar fórmulas mais práticas. Por exemplo, em vez de usar “C2;E2”, para descrever um intervalo de células, você pode nomear como “saldo_item”. Assim, uma fórmula como “=SUM(C2;E2)” pode ser escrita como “=SUM(saldo_item))”.
Uma matriz é uma tabela de valores composta por linhas e colunas. No Planilhas Google, trabalhar com matrizes serve para agrupar os valores das células em uma ordem específica. Algumas funções retornam matrizes como, por exemplo, a IMPORTRANGE, que retorna uma matriz de valores na importação do intervalo especificado de outra planilha. Para conhecer mais, acesse aqui
Estas são apenas algumas das possibilidades que você pode explorar para ampliar seus conhecimentos nessa ferramenta. Então, que tal conhecer essas e outras funcionalidades do Planilhas Google? Faça uma busca e compartilhe com seus colegas no fórum disponível para esta atividade.
Com isso, encerramos aqui nossas aulas sobre o Planilhas Google! Espero que você tenha aproveitado, aprendido as funcionalidades básicas e esteja motivado para buscar outras possibilidades de uso.
Até mais!
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados