Cursos / Redes de Computadores / Introdução às Tecnologias da Informação / Aula

arrow_back Aula 11 - Planilhas Google: Episódio II

Gráficos

Uma maneira bastante usual de facilitar a compreensão de dados tabulados em planilhas é com o recurso Gráfico. Com ele, é possível sistematizar ou mesmo resumir os dados em representações em gráficos do tipo barras (), colunas (), linhas (), setores ou pizza (), entre outros, e estabelecer informações a partir da análise.

Vamos tomar, novamente, a planilha do C3PO e representar o arsenal que a Resistência possui. Para tanto, vamos gerar um gráfico de setores que mostre a distribuição percentual entre o tipo de arma (item) e a quantidade que o grupo dispõe (saldo). Com isso, já podemos nos adiantar e selecionar apenas os intervalos A2:A7 e F2:F7. Certamente, você lembra como fazer a seleção de células descontínuas, não é? Se não, reveja na aula passada ou deixe para informar os intervalos pelo assistente de produção de gráficos.

Para iniciar o assistente de criação de gráficos do Planilhas Google, acesse: Inserir → Gráfico. Na janela de diálogo aberta ao lado direito, precisamos definir:

  • Tipo de gráfico: gráfico de pizza
  • Intervalo de dados: A2:A7 e F2:F7 (caso não tenha definido anteriormente)
  • Combinar os intervalos: horizontalmente
  • Marcador e valor: corresponde ao intervalo A2:A7 e F2:F7.

Você já deve estar percebendo que, no centro da sua planilha, o gráfico vai se formando conforme as configurações implementadas. Feito isso, o gráfico já estará pronto. Entretanto, é possível que você queira estilizá-lo, ou seja, colocar elementos diferentes do padrão sugerido. Para fazer isso, na janela de diálogo, clique em Personalizar. Nessa aba são apresentadas algumas opções de edição, como: Estilo de gráfico, Gráfico de pizza, Títulos do gráfico e dos rótulos, Série e Legenda. Vamos deixá-lo com efeito de terceira dimensão (estilo de gráfico), informar o percentual que representa a fatia (gráfico de pizza) e deixar a legenda das cores abaixo (legenda).

Figura 08 - Criação e personalização de gráfico pizza

Então, tente fazer isso! Se tudo correu bem, seu gráfico deve ficar semelhante a esse:

Exemplo de gráfico pizza

Depois de concluído, seu gráfico funciona como uma imagem e, por isso, pode ser movido pela planilha, copiado e colado, inclusive em outro documento, e até redimensionado, dentre outras possibilidades. Tal característica é útil para inserir um gráfico em documentos de texto ou apresentações de slides.


Saiba mais

Conheça todas as variações de tipos de gráfico que o Google Sheets possui, acessando aqui. Além de conhecer as possibilidades que você pode utilizar e como aplicá-las, terá também uma explicação sobre quais contextos são mais adequados para usar em cada um dos tipos.

Perceba que com essa representação fica bem mais evidente o estoque e de quais tipos de armamentos a Aliança da Resistência dispõe. Nesse exemplo, de acordo com o gráfico, o arsenal se reduz a, praticamente, duas opções de armas: Pistola Blaster e Blaster DH-17. Que outros gráficos você acha que poderiam ser criados? Pense em algumas possibilidades e produza alguns tipos de gráfico. Se necessário, acrescente outros valores e colunas na planilha com dados que você julgar necessário.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados