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arrow_back Aula 02 - Uga, Uga! - Instruções primitivas, variáveis e tipos de dados

Definindo Variáveis

Agora que você já entendeu as instruções primitivas de entrada e saída do Potigol e verificou que com elas é possível obter ou apresentar os dados de seus algoritmos, conheça um dos elementos presentes nas linguagens de programação: as variáveis.

Mas o que são as variáveis? São porções da memória do computador reservadas para o armazenamento de algum dado dos programas. Quando se define uma variável, você está reservando um pequeno espaço na memória (geralmente, na memória RAM).

Duas variáveis não podem possuir o mesmo endereço, pois cada variável precisa de um endereço único. Quando uma variável é declarada no programa, este, ao ser executado, realizará de modo transparente os cuidados necessários para que cada variável declarada tenha seu próprio endereço. Assim, é evitado que uma variável tome o espaço ocupado por outra variável.

Você reparou que os exemplos dos comandos de entrada leia_inteiro, leia_numero e leia_texto estavam sempre precedidos de algo? Se notou, parabéns! É um bom sinal de que está lendo o material didático com bastante atenção. Caso não tenha notado, deverá ficar mais atento aos códigos de exemplo, pois há sempre algo a ser observado. De todo modo, irei facilitar um pouco para você, pois ainda estamos no início dessa disciplina, não é mesmo? Nesses exemplos foram utilizados alguns identificadores, os quais receberam os nomes n1, n2, n3, n4, p1 e p2. Cada identificador é uma variável diferente. A sintaxe da linguagem Potigol para declarar uma variável é formada por 4 itens:

  • A palavra var, indicando que será declarada uma variável;
  • O nome da variável;
  • O sinal de atribuição (:=);
  • O valor da variável ou o comando de leitura do tipo de dado.

Ou seja, para declarar uma variável com o Potigol você precisa apenas utilizar o comando var, definir o nome da variável e, então, atribuir um valor a ela, seja por um comando de entrada (leia_inteiro, leia_numero ou leia_texto), seja pela atribuição de um valor inicial.

Neste exemplo declarei três variáveis, respectivamente, dos tipos inteiro, real (ponto flutuante) e texto/literal.

x
1
escreva "Digite um número inteiro"
2
var numero_inteiro := leia_inteiro
3
4
escreva "Digite um número real"
5
var numeroReal := leia_numero
6
7
escreva "Digite um texto"
8
var cadeiaDeCaracteres := leia_texto
9
10
imprima "O número inteiro digitado foi {numero_inteiro}. "
11
imprima "O número real {numeroReal}. "
12
imprima "Já o texto informado é '{cadeiaDeCaracteres}'"

Outra maneira de declarar uma variável é, em vez de utilizar os comandos de entrada (leia_inteiro, leia_numero ou leia_texto), atribuir valores iniciais para as variáveis. O exemplo a seguir declara as variáveis de tipos inteiro, real e texto, respectivamente.

8
1
var numeroInteiro := 9
2
escreva "O valor da variável numeroInteiro é {numeroInteiro}." 
3
4
var numero_real := 2.1
5
escreva "O valor da variável numero_real é {numero_real}." 
6
7
var cadeia_de_caracteres := "Um texto qualquer"
8
escreva "O valor da variável cadeia_de_caracteres é '{cadeia_de_caracteres}'." 

Percebeu como foi fácil declarar as primeiras variáveis? Agora que você já viu o essencial das variáveis, observe algumas orientações e restrições para definição do nome delas. Elas são válidas para a maioria das linguagens de programação existentes.

Figura 01 - Checklist
Checklist

Tipos de Variáveis

Acredito que você já percebeu a existência de vários tipos de dados, para os quais, de acordo com o tipo, é necessário utilizar um comando de entrada específico. Você também notou que, para declarar uma variável, é necessário atribuir um dado a ela, através de um comando de entrada ou da atribuição direta de um valor.

Quando uma variável é declarada no Potigol, ela torna-se de um tipo específico. Por esse motivo, só é possível atribuir a ela os dados com os quais o seu o tipo for compatível. Por exemplo, você não pode atribuir a uma variável do tipo inteiro um dado do tipo textual. Veja o exemplo:

3
1
var minha_variavel := 2017
2
minha_variavel := leia_texto
3

O código acima não funcionará, pois minha_variavel foi declarada, inicialmente, através da atribuição de um número do tipo inteiro. Por esse motivo, será possível armazenar apenas números inteiros na variável minha_variavel. A esse comportamento damos o nome de “Tipagem Estática”.

  • Tipagem Estática: Uma vez definido o tipo de uma variável, não é possível modificá-lo no decorrer do programa.
  • Tipagem Dinâmica: É possível modificar o tipo da variável a partir da atribuição de um novo tipo de dado, portanto, a qualquer momento da execução do programa.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados

A Memória de Acesso Aleatório (do inglês Random Access Memory - RAM) é utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais, pois permite tanto leitura quanto escrita de dados, diferentemente da Memória Somente de Leitura (Read Only Memory – ou ROM).