Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Na literatura da Computação em Nuvem, existem basicamente três modelos principais de serviços:
(Infrastructure as a Service – IaaS): toda a infraestrutura de processamento e armazenamento e os demais recursos de um Data Center são oferecidos como serviços. Máquinas virtuais, armazenamento e backup na Nuvem e hospedagem de computadores servidores no ambiente do Data Center são alguns exemplos de serviços do modelo IaaS.
(Platform as a Service – PaaS): todos os softwares básicos para o desenvolvimento de aplicações são oferecidos como um serviço. Os sistemas de banco de dados e os ambientes de programação e publicação de aplicativos, ambos na Nuvem, são exemplos clássicos do modelo PaaS.
(Software as a Service – SaaS): softwares para o usuário final são oferecidos como serviço. Por exemplo, o Office365 é um exemplo de SaaS em que o usuário paga uma assinatura e usa o software a partir de qualquer dispositivo na Internet.
A Figura 4 apresenta um esquema geral desses modelos de serviços e de como eles são consumidos pelos usuários da Computação em Nuvem.
Nesse modelo de oferta de serviços de TI da Computação em Nuvem, podemos destacar como características principais:
Um determinado serviço só precisa existir enquanto houver demanda para ele. Isso facilita a distribuição e a gerência dos recursos computacionais entre os diversos serviços oferecidos pelo Data Center, fazendo com que toda a infraestrutura trabalhe de acordo com a demanda.
Todos os recursos computacionais estão disponíveis por meio da rede corporativa ou da Internet, além de serem acessíveis através de padrões abertos de protocolos, permitindo que qualquer dispositivo tenha acesso a eles.
A ideia principal por traz de um Data Center está em seu próprio nome, isto é, todos os recursos computacionais para o armazenamento e a manipulação de dados ficam concentrados em um ambiente com alta confiabilidade e disponibilidade, e compartilhados para todos os seus usuários.
O usuário do serviço tem a impressão de possuir recursos ilimitados, que podem ser adquiridos (comprados) em qualquer quantidade e a qualquer momento, de acordo com a sua necessidade e pagando somente pelo que usar.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados