Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Olá, pessoal! Até a aula passada, focamos basicamente em toda a parte da infraestrutura que está por trás de um Data Center. Nesta aula, iniciaremos os estudos sobre como o Data Center se apresenta para os seus usuários: na forma de serviços.
Ao longo das nossas aulas, vocês viram como um Data Center requer altíssimos investimentos para ser construído e é altamente dispendioso na sua operação. Por que, então, criar um Data Center (caríssimo) e ainda querer ganhar dinheiro com ele, como é o caso de um IDC (Internet Data Center)? A resposta está relacionada à tendência geral para o futuro da computação em massa, a Cloud Computing (Computação em Nuvem). Como já comentamos na Apresentação da Disciplina, o futuro das aplicações de computador é o acesso pela Web a partir de qualquer dispositivo, de qualquer lugar e a qualquer momento.
Assim, os CIO’s (Chief Information Officer - termo internacional para o executivo Diretor de Tecnologia da Informação de uma empresa) precisam estar atualizados com essa nova tendência e saberem quais são os serviços que regem a Computação em Nuvem. Conhecendo esses serviços, os quais basicamente são todos criados a partir de Data Centers, o CIO pode definir os serviços que ele quer de seu Data Center próprio (EDC – Enterprise Data Center), isto é, da sua nuvem privada, e os serviços que ele pode consumir de Data Centers de terceiros (IDC), ou seja, da nuvem pública.
Veremos, nesta aula, como esses serviços da Computação em Nuvem são categorizados e ofertados aos usuários dos Data Centers.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados