Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula
Como toda a infraestrutura de um Data Center é algo relativamente complexo, é necessário o uso de ferramentas computacionais a fim de auxiliar no seu monitoramento e gerenciamento. Por exemplo, caso a pessoa que entrou na sala de computadores seja um cliente utilizando o serviço de Collocation de equipamentos, é preciso que o sistema de vigilância por câmeras esteja integrado ao controle de acesso para verificar se ela está trabalhando no corredor onde seu equipamento se encontra.
Pensando nessa problemática, os engenheiros criaram a categoria de sistemas chamada de Data Center Infrastructure Management (DCIM), a qual diz respeito a um conjunto de soluções que centralizam o monitoramento, a gerência e o planejamento das capacidades dos sistemas críticos de um DC. Essas soluções são compostas de softwares e hardwares integrados que coletam informações e agem quando necessário para o controle automatizado de todo o ambiente do DC. A ideia é centralizar todo esse monitoramento e controle no NOC (Network Operation Center), de modo que sua equipe possa observar o status do ambiente por inteiro e adotar as ações necessárias para qualquer eventualidade. A Figura 2 exibe um exemplo de NOC de Data Center com as informações disponibilizadas pelo DCIM.
Os subsistemas de um DCIM incluem, entre outros, o sistema de visualização de uso dos recursos e planejamento das capacidades, o sistema de vigilância por câmeras (CFTV), os diversos sensores presentes na sala de computadores e o sistema de combate a incêndio. Todos esses serão abordados nas próximas seções.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados