Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 05 - Sistema de Segurança e Automação

Sistema de Segurança

A edificação de um Data Center deve ser extremamente segura, pois trata-se de um ambiente que abriga dezenas de equipamentos caríssimos e qualquer incidente que provoque sua parada pode ser catastrófico. Assim, é imprescindível a um Data Center possuir um bom sistema de segurança de todo o site.

Como o tema segurança é muito vasto, visto que se aplica a diversos aspectos, no caso de um Data Center, para simplificar a compreensão, podemos dividir a segurança em duas categorias: segurança física e segurança lógica.

Para a segurança física de um DC, é importante que os projetistas considerem os seguintes aspectos:

  • Projeto do edifício (projeto civil) prevendo ameaças naturais (enchentes, terremoto, etc.);
  • Controle de acesso (biométrico, cartão magnético, de aproximação, etc.);
  • Monitoramento do site e vigilância por CFTV (sensores e câmeras);
  • Detecção e alarmes (invasão, incêndio, etc.).

A segurança lógica diz respeito aos aspectos de confidencialidade, integridade e autenticidade de todas as informações presentes no DC. Como a área que estudamos é muito vasta e esta disciplina está voltada principalmente para os aspectos de infraestrutura física do DC, abordaremos aqui apenas a segurança física.

Acerca do primeiro aspecto da segurança física, o qual diz respeito ao projeto civil do edifício, é responsabilidade do projetista considerar possíveis desastres naturais, como terremoto, inundações, furações ou tempestades. O ideal é que o DC seja instalado em áreas livres desses problemas, mas, se isso não for possível, é fundamental que o projeto do prédio já esteja preparado estruturalmente para tais sinistros da natureza.

O controle de acesso a um Data Center é realizado normalmente por leitores que permitem a identificação de pessoas, sendo mais utilizados os leitores biométricos. A Figura 1 mostra um exemplo de leitor biométrico presente nas portas de acesso a um Data Center. Esse leitor é ligado em rede a um software de gerenciamento no qual há um cadastro contendo as digitais (normalmente a do polegar direito) dos usuários autorizados a entrarem no DC. Toda vez que a porta é aberta, ficam registrados data, hora, minuto, segundo e o respectivo usuário que a abriu.

Leitor biométrico para acesso ao Data Center.

Os demais aspectos - monitoramento, vigilância e alarmes - serão vistos nas seções seguintes.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados