Cursos / Redes de Computadores / Data Center / Aula

arrow_back Aula 10 - Infraestrutura Computacional Como um Serviço de TI

Plataforma de Nuvem OpenStack

Módulos do OpenStack

O OpenStack é uma plataforma de arquitetura modular e flexível que reúne um conjunto de projetos independentes. Ou seja, ele não é um software monolítico, mas um orquestrador de diversos softwares, os quais em conjunto criam os serviços de IaaS. Os principais módulos são:

  • Nova: é o recurso do OpenStack usado para administrar a infraestrutura computacional da nuvem. Esse módulo administra os hypervisors (sistema de virtualização de computadores) e gerencia todo o ciclo de vida das instâncias de máquinas virtuais.
  • Swift: é o responsável pelo repositório de armazenamento de objetos da nuvem OpenStack. É uma tecnologia robusta, capaz de armazenar bilhões de objetos distribuídos pelos módulos da nuvem. Com algoritmos sofisticados, ele tem recursos para fazer a redundância dos dados e o gerenciamento de falhas durante o armazenamento e a recuperação das informações. O Swift é o equivalente ao serviço S3 da AWS.
  • Cinder: esse módulo facilita a criação e a administração de dispositivos de armazenamento de blocos, como sistemas de arquivos em HDs. Em termos práticos, o Cinder possibilita ao usuário utilizar volumes adicionais de armazenamento nas instâncias de máquinas virtuais em execução.
  • Glance: esse módulo é responsável pelas imagens dos sistemas operacionais presentes no OpenStack. É um sistema de busca e armazenamento de imagens de máquinas virtuais na nuvem OpenStack.
  • Keystone: compete a esse módulo cuidar de toda a parte de autenticação de serviços e de usuários. Em outras palavras, o Keystone autoriza que um módulo do OpenStack consiga se comunicar com outros, além de gerenciar o que cada usuário pode fazer dentro da nuvem.
  • Neutron: tem a missão de facilitar a conectividade de rede como um serviço para outros serviços OpenStack. Fornece, ainda, uma API (Application Program Interface) para que os usuários definam as redes e seus anexos. Tem uma arquitetura bastante flexível e oferece suporte a muitos fornecedores de tecnologias de rede.

Além desses módulos, os quais formam a base de funcionamento da nuvem, há muitos outros que a complementam com diferentes serviços e recursos. Um desses módulos adicionais, de grande importância, é o Horizon. Ele é uma interface gráfica de gerenciamento do OpenStack, comumente chamada de Dashboard. A Figura 4 apresenta um exemplo da página de Overview (visão geral) do OpenStack, na qual é exibido o consumo de recursos da nuvem em um determinado instante.

Página web do Horizon mostrando o consumo de recursos da nuvem.

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados