Cursos / Redes de Computadores / Segurança em Redes / Aula

arrow_back Aula 06 - Certificados Digitais

ICP – Brasil

A ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas – Brasil) foi criada pela MP 2200-2/2001. Com ela, foi estabelecida a validade legal de documentos assinados digitalmente, utilizando-se certificados digitais emitidos dentro da sua cadeia de certificação. Na ICP-Brasil são usados certificados X.509 V3.

Segundo o portal da justiça federal (2010, extraído da Internet), a "ICP-Brasil fiscaliza e audita o processo de emissão de certificados digitais das autoridades certificadoras integrantes a fim de garantir total confiabilidade do processo de certificação. Desta forma, dá respaldo à presunção legal de integridade, autenticidade e não repúdio dos arquivos assinados digitalmente.”

A ICP-Brasil é uma estrutura composta por autoridades certificadoras que, através de um conjunto de normas técnicas e procedimentos, dão suporte ao uso de certificados digitais, possibilitando assegurar autenticidade de um usuário ou documento de mídia eletrônica.

A ICP-Brasil segue uma estrutura hierárquica ilustrada na Figura 5. Nela, podemos observar a existência de diversas entidades; cada uma tem uma função definida. A seguir são relacionadas cada uma dessas entidades e suas principais funções na ICP-Brasil.

Hierarquia ICP-Brasil.

O comitê gestor tem a função de atuar na formulação e controle da execução das políticas públicas relacionadas à ICP-Brasil, inclusive nos aspectos de normatização e nos procedimentos administrativos, técnicos, jurídicos e de segurança.

A autoridade certificadora raiz (AC - raiz) é a entidade que credencia, realiza auditorias e fiscaliza as autoridades certificadoras, autoridades de registro e demais entidades habilitadas na ICP – Brasil. Compete a ela expedir, emitir, distribuir, revogar e gerenciar os certificados das autoridades certificadoras de nível imediatamente abaixo dela, além de verificar se as mesmas estão atuando em conformidade com as normas técnicas estabelecidas pelo comitê gestor.

A autoridade certificadora (AC) é a entidade que emite, renova ou revoga certificados digitais de outras AC ou de titulares finais. Além disso, emite e publica a LCR (lista de certificados revogados). Um certificado digital só deve ser emitido por uma AC após a verificação dos dados do usuário a partir de autoridades de registro (AR).

As autoridades de registro (AR) são entidades que têm por objetivo o recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais ligados às AC. Uma autoridade de registro tem a obrigação de verificar pessoalmente a identidade e os dados do requisitante do certificado digital, a fim de garantir a autenticidade das informações fornecidas.

Mostrando como essa estrutura abstrata é instanciada, no Brasil, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é a autoridade certificadora raiz, que tem como responsabilidade credenciar e supervisionar as demais AC e fazer auditoria dos processos. Abaixo do ITI existem várias AC, denominadas AC de 1º Nível, como:

  • AC-CEF (Caixa Econômica Federal);
  • AC-JUS (autoridade certificadora da Justiça);
  • AC-SERPRO;
  • AC-SERASA, dentre outros.

Cada uma das AC de 1º nível tem sua própria finalidade. A AC-CEF emite, por exemplo, certificados referentes ao FGTS e à Previdência Social. A Figura 6 mostra o caminho para emissão de certificados digitais de pessoa física.

Caminho para emissão de Certificado Digital de Pessoa Física junto à AC-CEF.

Curiosidade!

Como se faz para se obter um certificado digital?

  1. O interessado gera uma requisição e anexa a alguns documentos como cópia do RG, CPF ou CNPJ e comprovante de residência (essa requisição pode ser feita na página Web da autoridade certificadora, via uma autoridade de registro). Por exemplo, se o interessado quiser solicitar um certificado digital junto à AC-CEF, ele deve preencher o formulário de solicitação que está disponível no endereço <http://www.certificado.caixa.gov.br/>.
  2. O interessado deve se dirigir pessoalmente a AR, levando os documentos solicitados. No nosso exemplo da AC-CEF, ele deve comparecer a uma das agências credenciadas da CAIXA, apresentando os documentos solicitados. O endereço <http://www.certificado.caixa.gov.br/> também fornece a lista das agências credenciadas.

Na AR, os agentes de registro conferem os dados e, se tudo estiver correto, enviam a requisição do certificado para a autoridade

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados