Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
No início desta aula já falamos que cada vez mais as pessoas estão deixando de usar programas clientes de e-mail, como o Outlook, o Thunderbird, entre outros, para acessarem seus e-mails através da Web.
Vamos voltar rapidamente a este assunto, agora que você já viu quais protocolos fazem parte de um serviço de correio eletrônico, apenas para mostrar um esquema de como esses protocolos se encaixam no modelo do Webmail. A Figura 7 mostra esse esquema.
Observe que o usuário utiliza apenas um browser/navegador e que este browser se comunica apenas com o servidor Web. Portanto, nessa etapa só se faz uso do protocolo HTTP.
As páginas do servidor Web, entretanto, são geradas dinamicamente, para que possam conter as mensagens dos usuários. Para isso, o servidor Web se comunica com o servidor de e-mail utilizando o protocolo IMAP (ou POP3). Quando o usuário deseja enviar uma mensagem, o servidor web se comunica com o servidor de e-mail usando o protocolo SMTP.
Nem sempre os programas de envio e recebimento de e-mail são instalados na mesma máquina. Para melhorar o desempenho, algumas empresas instalam um (ou vários) servidor(es) para envio das mensagens (SMTP), outro(s) para recuperação/leitura (IMAP), e ainda outro(s) para servir como Webmail. Naturalmente, este tipo de arranjo requer uma configuração bem mais complexa dos servidores e está fora do escopo de nossa aula.
Veja aqui a explicação em vídeo sobre Webmail.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados