Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula

arrow_back Aula 12 - Correio Eletrônico – Parte II

POP x IMAP

É importante saber as principais diferenças do POP3 para o IMAP para que você possa decidir qual utilizar.

O POP3 foi criado em uma época em que as conexões de Internet eram muito precárias. Utilizava-se principalmente acesso discado, que tem um custo elevado, e com isso as pessoas procuravam ficar conectadas por pouco tempo para reduzir os custos financeiros com a conta telefônica. Assim sendo, o POP3 foi projetado para baixar as mensagens do servidor para a máquina local e permitir sua leitura off-line, ou seja, com o usuário desconectado.

No cenário atual, onde as pessoas usam diferentes computadores isso tende a ser um problema. Além do mais, as conexões de Internet possuem melhores velocidades e tipicamente os usuários usam conexões dedicadas, ficando conectados quanto tempo desejarem, sem que isso aumente seu custo.

Foi criado então um protocolo chamado IMAP, que é voltado para aproveitar esse novo cenário. O IMAP procura deixar as mensagens no servidor, só trazendo uma cópia para sua máquina das que você pretende ler no momento.

De qualquer modo, s mensagens ficam sempre armazenadas no servidor, permitindo que você as leia de qualquer lugar. O IMAP possui diversas outras vantagens, como permitir que várias pessoas acessem uma conta de e-mail ao mesmo tempo, permitindo o compartilhamento de caixas postais. Por tudo isso, o IMAP é o protocolo mais utilizado atualmente.

A Figura 6 mostra a tela de configuração de um cliente de e-mail (Evolution) no que diz respeito à parte de leitura dos e-mails. Veja que basicamente são os mesmos parâmetros que configuramos para o envio de e-mail, com a principal diferença de que não há como desabilitar a autenticação, uma vez que ela é obrigatória para a leitura.

Configuração de cliente de e-mail para leitura das mensagens.

Veja aqui a explicação em vídeo sobre a recuperação dos e-mails do servidor

Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados