Cursos / Redes de Computadores / Redes de Computadores II / Aula
Uma mensagem eletrônica (Eletronic Mail), também chamada de e-mail, consiste em um mecanismo para um usuário enviar informações diretamente para outro usuário. Essas informações podem ser apenas texto, ou podem conter arquivos anexados de qualquer tipo, como por exemplo, imagens, vídeo, áudio, programas, entre outros.
O e-mail procura prestar um serviço semelhante ao correio convencional. Desse modo, uma característica importante do e-mail é que ele não requer que a pessoa para quem se manda um e-mail esteja conectada (usando o computador) no momento em que o e-mail é enviado. Isso é possível porque, conforme estudaremos em breve, a mensagem não é entregue diretamente ao computador do usuário. Ao invés disso, ela fica armazenada em um servidor de onde o usuário irá recuperá-la na hora que pretender ler suas mensagens.
Enquanto no correio convencional a forma de identificarmos para quem queremos enviar uma correspondência consiste do nome da pessoa, e todas as informações relacionadas ao seu endereço físico (rua, bairro, CEP, cidade, país etc.), no correio eletrônico, podemos identificar a pessoa para quem pretendemos enviar uma mensagem usando um identificador muito mais simples.
Esse identificador, o qual chamamos de endereço eletrônico ou e-mail, consiste de um nome qualquer pelo qual a pessoa pretende se identificar, seguido do símbolo @ mais o identificador da empresa responsável pelo e-mail dessa pessoa. Como exemplos de endereço eletrônicos, podemos citar: paulo@metropoledigital.com.br, ana@uol.com.br, m1@gmail.com.
Versão 5.3 - Todos os Direitos reservados